CryptoTimes

BC da Rússia deverá conduzir testes com rublo digital no mundo real em 2023

22 abr 2022, 9:33 - atualizado em 22 abr 2022, 9:33
Rússia
A Rússia planeja trazer os testes com rublo digital para o mundo real já no ano que vem (Imagem: Pixabay/Peggy_Marco)

A Rússia está planejando conduzir “transações-piloto” no início do ano que vem com um rublo digital que poderá ser usado para pagamentos internacionais, segundo um novo relatório.

Elvira Nabiullina, presidente do Banco Central da Rússia, disse que o rublo digital já estava passando por testes, e que o banco estava se preparando para transações no mundo real com o rublo digital, informou o portal de notícias local Vedomosti.

“Criamos rapidamente um protótipo, e agora estamos fazendo testes com bancos e, no ano que vem, faremos transações-piloto de modo gradual”, disse Nabiullina à Duma Estatal, a Câmara Baixa do governo russo, segundo a Reuters.

A ideia de uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) da Rússia tem sido desenvolvida há anos. Em abril de 2021, líderes do Banco Central anunciaram que o lançamento completo da moeda poderia acontecer em 2023.

Nabiullina também disse que a Rússia está em busca de ampliar a quantidade de países que aceitam o MIR do banco central do país, um sistema de pagamentos que oferece uma alternativa à Visa e Mastercard, que suspenderem suas operações na Rússia, após o país ter invadido a Ucrânia, em fevereiro deste ano.

Rússia e as sanções econômicas internacionais

Em uma tentativa de remover a Rússia do sistema global de pagamentos nos primeiros dias da guerra, países do Ocidente decidiram banir determinados bancos russos do SWIFT, sistema internacional de pagamentos.

Oficiais dos Estados Unidos têm monitorado maneiras possíveis pelas quais a Rússia pode driblar as sanções econômicas. Uma preocupação muito comentada no início da guerra entre Rússia e Ucrânia foi o possível uso de criptomoedas para contornar as sanções.

A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, falou sobre essas preocupações, quando deu seu depoimento diante do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados, no início de abril.

“Estamos monitorando quaisquer tentativas de [a Rússia] usar criptomoedas para evadir sanções”, disse Yellen aos legisladores.

Em março, o maior banco da Rússia, Sberbank, recebeu a aprovação do Banco Central do país para começar a emitir e negociar ativos financeiros digitais.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento.

Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!