BC desiste de recurso apresentado no TCU sobre processo do Banco Master
O Banco Central apresentou nesta terça-feira um pedido de desistência do recurso que havia ingressado junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para contestar inspeção aberta na semana passada pela corte para analisar documentos que embasaram o processo de liquidação do Banco Master pela autoridade monetária.
O pedido de desistência do BC, disponível no sistema público de consultas do TCU, foi apresentado um dia após autoridades da autarquia e da corte de contas terem se reunido para discutir o alcance da inspeção.
Participaram da reunião o presidente do TCU, Vital do Rêgo, o ministro-relator da inspeção, Jhonatan de Jesus, e o presidente do BC, Gabriel Galípolo, além de outros membros do Banco Central.
Após o encontro, Rêgo disse que a inspeção será realizada em até 30 dias e não terá como objetivo reverter a liquidação do Master. “O BC sempre entendeu as prerrogativas constitucionais do TCU”, disse Rêgo à Reuters depois de se encontrar com Galípolo.
Na prática, o TCU fez um recuo em relação ao que o relator da inspeção chegou a aventar, isto é, a possibilidade de dar uma cautelar em favor do Banco Master mesmo diante da liquidação determinada pelo BC em novembro.
Essa possibilidade gerou forte reação nos últimos dias de autoridades e de representantes do mercado financeiro, o que poderia atingir a autonomia e independência da autoridade monetária.