Internacional

BC do Japão compartilha visão mais otimista em 8 anos para economia regional

12 jan 2022, 8:38 - atualizado em 12 jan 2022, 8:38
Haruhiko Kuroda
“A economia do Japão está se recuperando como tendência, embora permaneça em estado grave devido ao impacto da pandemia de coronavírus”, disse o presidente do banco central, Haruhiko Kuroda (Imagem: Crédito obrigatório Kyodo/via REUTERS)

O banco central do Japão ofereceu nesta quarta-feira sua visão mais otimista da economia regional do país em mais de oito anos, num sinal de confiança de que o recente ressurgimento de infecções por coronavírus não prejudicará a frágil recuperação nacional.

A avaliação otimista aumenta a chance de o Banco do Japão revisar suas previsões de crescimento e preços para o ano fiscal que começa em abril, em novas projeções com divulgação na próxima semana.

“A economia do Japão está se recuperando como tendência, embora permaneça em estado grave devido ao impacto da pandemia de coronavírus”, disse o presidente do banco central, Haruhiko Kuroda, em discurso a gerentes regionais do banco nesta quarta-feira.

Kuroda também disse que a inflação ao consumidor deve acelerar gradualmente com um aumento esperado na demanda.

Em um relatório trimestral sobre o Japão regional, o banco central elevou sua avaliação econômica para todas as nove regiões pela primeira vez desde outubro de 2013.

A avaliação sobre o consumo também foi revisada para cima em todas as nove regiões pela primeira vez desde que o banco começou a publicar o relatório, em 2005.

“Todas as regiões disseram que suas economias estão se recuperando ou mostrando sinais de recuperação, conforme o impacto da pandemia no consumo de serviços diminui um pouco”, disse o banco central no relatório.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.