Bancos

BCE aprova venda de parte do portfólio do banco cipriota RCB para o Hellenic Bank

24 mar 2022, 14:02 - atualizado em 24 mar 2022, 14:02
Banco Central Europeu
O banco central apontou uma administração temporária para trabalhar com o atual comando da empresa e monitorar a liquidez e o capital do banco (Imagem: Reuters/Ralph Orlowski)

O Banco Central Europeu (BCE) informa em comunicado nesta quinta-feira que aprovou a venda de parte do portfólio de empréstimos do banco cipriota RCB para o Hellenic Bank, instituição financeira também do Chipre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O BCE ainda restringiu os negócios do RCB, dizendo que ele não pode aceitar novos depósitos, conceder novos empréstimos ou fazer investimentos.

O banco central apontou uma administração temporária para trabalhar com o atual comando da empresa e monitorar a liquidez e o capital do banco.

A gradual e voluntária redução das operações bancárias do RCB incluirá ainda o pagamento integral a seus depositantes, diz o comunicado do BCE.

Segundo o jornal local Cyprus Mail, o RCB deve se concentrar agora no gerenciamento de ativos. Já o Financial Times relaciona o fato à guerra na Ucrânia, lembrando que o banco era utilizado pela comunidade de expatriados da Rússia no Chipre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes chamado de Russian Commercial Bank, o RCB foi fundado em 1995 como uma subsidiária do estatal VTB Bank, da Rússia.

O FT nota que os bancos com clientes russos têm sofrido com as sanções ocidentais contra o país, as quais limitam o tamanho dos novos depósitos que podem ser feitos por cidadãos da Rússia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar