Zona do Euro

BCE aumentará compras emergenciais para conter alta de rendimentos de títulos

11 mar 2021, 10:13 - atualizado em 11 mar 2021, 10:13
BCE Europa
O BCE está sob pressão do mercado para esclarecer até onde está preparado para deixar os rendimentos dos títulos subirem antes de intervir (Imagem: Reuters/Ralph Orlowski)

O Banco Central Europeu afirmou nesta quinta-feira que vai ampliar suas compras de títulos ao longo do próximo trimestre, em uma provável tentativa de manter os custos de empréstimos baixos para uma economia da Zona do Euro que ainda luta com a pandemia de Covid-19.

O BCE não alterou a política monetária, tendo quase um trilhão de euros ainda para comprar títulos e manter o crédito barato para governos, famílias e empresas nos 19 países que usam o euro.

Mas buscou dispersar as dúvidas de investidores sobre sua resolução em conter qualquer rali nos rendimentos dos títulos, que subiram nas últimas semanas devido principalmente a fatores externos como expectativas mais altas de inflação nos Estados Unidos, alta dos preços do petróleo, e problemas de oferta relacionados à pandemia.

“Com base em uma avaliação conjunta das condições de financiamento e da perspectiva de inflação, o Conselho espera que as compras sob o PEPP ao longo do próximo trimestre sejam realizadas a um ritmo significativamente maior do que durante os primeiros meses deste ano”, disse o BCE.

Embora nenhuma mudança de política monetária seja esperada por meses e possivelmente no ano todo, o BCE está sob pressão do mercado para esclarecer até onde está preparado para deixar os rendimentos dos títulos subirem antes de intervir, e quais outras métricas de custos de financiamento está monitorando.

Com a decisão desta quinta-feira, o BCE manteve sua cota do Programa de Compras Emergenciais da Pandemia (PEPP) em 1,85 trilhão de euros e espera que as compras ocorram até ao menos março de 2022.

O banco também deixou sua taxa de depósito em -0,5% e manteve a porta aberta para mais cortes se necessário.

reuters@moneytimes.com.br