Economia

BCE deve manter planos de encerrar compras da pandemia em março, diz Villeroy

22 nov 2021, 13:58 - atualizado em 22 nov 2021, 13:58
François Villeroy de Galhau
Eu não acho que os acontecimentos atuais mudam essa avaliação. Da perspectiva de hoje, devemos encerrar as compras do PEPP em março de 2022″, disse Villeroy (Imagem: Reuters/Sarah Meyssonnier)

O ressurgimento de casos de Covid-19 e o salto na inflação não justificam neste momento uma mudança nos planos do Banco Central Europeu (BCE) de encerrar as compras emergenciais de títulos em março, disse nesta segunda-feira o membro do BCE François Villeroy de Galhau.

Com o vencimento em março do Programa de Compras Emergenciais da Pandemia (PEPP) do BCE, de 1,85 trilhão de euros, o banco decidirá em dezembro sobre seu futuro e o de outro programa adotado em 2015.

“Eu não acho que os acontecimentos atuais mudam essa avaliação. Da perspectiva de hoje, devemos encerrar as compras do PEPP em março de 2022”, disse Villeroy em entrevista ao jornal alemão Boersen Zeitung.

Embora um aumento nos casos de Covid-19 em alguns países da zona do euro esteja prejudicando a perspectiva econômica, um salto na inflação este ano provocou alertas entre os mais inclinados no BCE a reduzir o estímulo monetário sobre não manter a política monetária frouxa demais por muito tempo.

Villeroy pediu uma resposta “paciente e vigilante” no BCE porque a economia da zona do euro não corre o risco de cair em recessão e porque a inflação elevada é temporária e provocada por gargalos empresariais.

reuters@moneytimes.com.br