Internacional

BCE poderá intervir nos mercados de títulos do governo por causa do coronavírus

16 mar 2020, 14:46 - atualizado em 16 mar 2020, 14:46
Robert Holzmann
“Se houver necessidade de intervir na área de títulos do governo, serão tomadas medidas”, afirmou Holzmann (Imagem: REUTERS/Leonhard Foeger)

O Banco Central Europeu irá intervir nos mercados de títulos do governo se necessário, afirmou nesta segunda-feira Robert Holzmann, membro do BCE, enquanto os diretores do Conselho do BCE buscam tranquilizar os mercados afirmando que atuarão para ajudar os países a combater o impacto do coronavírus.

O BCE está envolvido em uma ação defensiva sem precedentes desde que a presidente Christine Lagarde incomodou investidores e autoridades de políticas monetárias na quinta-feira ao dizer que não era tarefa do banco central ajudar países afetados pelo vírus, como a Itália, no mercado de dívida.

“Se houver necessidade de intervir na área de títulos do governo, serão tomadas medidas”, afirmou Holzmann, presidente do banco central austríaco, em entrevista coletiva em Viena.

O membro italiano do conselho Fabio Panetta disse em uma entrevista publicada no domingo que o BCE está pronto para restringir os spreads “injustificados” entre os rendimentos dos títulos dos países membros e até reforçar suas compras de dívidas.

O BCE forneceu novos estímulos na quinta-feira para apoiar a economia da zona do euro, e juntou-se a outros grandes bancos centrais no domingo ao oferecer dólares norte-americanos baratos em uma tentativa de impedir a paralisação dos mercados globais de empréstimos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.