Internacional

Biden diz que planeja apoiar quebra de patente de vacina contra Covid-19 na OMC

05 maio 2021, 17:50 - atualizado em 05 maio 2021, 17:50
Joe Biden
Biden, que apoiou a quebra de patente durante a campanha presidencial de 2020, expressou apoio após um discurso na Casa Branca (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou nesta quarta-feira seu apoio a uma proposta na Organização Mundial do Comércio de quebra de patente de vacinas contra Covid-19, curvando-se à crescente pressão de parlamentares democratas e mais de 100 outros países.

Biden, que apoiou a quebra de patente durante a campanha presidencial de 2020, expressou apoio após um discurso na Casa Branca.

“Sim, falarei sobre isso mais tarde hoje, sim”, disse Biden a repórteres em resposta a uma pergunta sobre se ele pretendia apoiar a medida.

A principal negociadora comercial de Biden, Katherine Tai, emitiu uma nota logo depois da fala de Biden, anunciando o apoio do governo Biden à medida proposta, que retiraria temporariamente certos direitos de propriedade para ajudar os países a responder à pandemia.

“Esta é uma crise de saúde global e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de Covid-19 exigem medidas extraordinárias”, disse Tai em um comunicado.

“O governo acredita fortemente nas proteções à propriedade intelectual, mas, a serviço do fim desta pandemia, apoia a quebra dessas proteções para as vacinas contra Covid-19.”

Tai disse que os Estados Unidos participarão de negociações sobre texto na OMC para garantir a quebra de patente, mas advertiu que essas negociações levarão tempo. As decisões da OMC requerem um consenso de todos os membros.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar