Internacional

Biden marca aniversário de Selma com decreto para expandir acesso ao voto

07 mar 2021, 15:47 - atualizado em 07 mar 2021, 15:47
Joe Biden
Há poucas chances que esse projeto passe pelo Senado (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

O presidente norte-americano Joe Biden emitiu um decreto neste domingo para facilitar o acesso ao voto, disse a Casa Branca, enquanto republicanos ao redor do país tentam limitar esse direito depois da eleição de 2020.

O decreto de Biden chega no 56º aniversário do “Domingo Sangrento” de 1965, quando soldados estaduais e policiais atacaram manifestantes pelos direitos civis em Selma, no Alabama, que estavam protestando contra a discriminação racial nas urnas.

“O legado da marcha de Selma é que, embora nada possa impedir um povo livre de exercerem seu poder mais sagrado como cidadãos, há aqueles que farão de tudo para retirar esse poder delas”, disse Biden em comentários pré-gravados para o “Martin & Coretta Scott King Unity Breakfast” publicados este domingo.

Semana passada, democratas na Câmara aprovaram legislações para atualizar procedimentos de votos e exigir que Estados entreguem a prática de redesenhar os distritos congressionais para comissões independentes.

Há poucas chances que esse projeto passe pelo Senado.

Biden incentivou o Senado a aprovar o projeto.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.