BusinessTimes

Veja as ações favoritas dos grandes investidores; Oi entra na lista

18 set 2019, 22:12 - atualizado em 18 set 2019, 22:13
A mineradora Vale, que ocupava a terceira posição em julho, assumiu o topo da lista (Imagem: REUTERS/Washington Alves)

Por SmartBrain

O estudo Big Data SmartBrain apresenta as ações e os fundos de ações que os investidores dos segmentos alta renda e private mais compraram em agosto.

Mas vamos recapitular o que aconteceu no mercado…

O Ibovespa teve uma queda de 0,67% em agosto, fechando aos 101.134 pontos. Foi mais um mês com bastante volatilidade. Ao longo do mês, as oscilações foram entre a mínima de 95.856 pontos e máxima de 104.848.

As incertezas internacionais com a continuação das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China e o problema da Argentina que anunciou, mais uma vez, a incapacidade de pagar a dívida externa e a necessidade de fazer uma reestruturação, foram os principais responsáveis pelas oscilações na Bolsa.

Por aqui, o texto principal da Reforma da Previdência foi aprovado no segundo turno na Câmara com folga e a proposta foi enviada ao Senado.

Mais para o final do mês, o embate entre Estados Unidos e China arrefeceu, com a possibilidade de novas negociações e as expectativas melhoraram também na esteira das altas das cotações de várias commodities.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante desse cenário, veja abaixo quais foram as Top 10 ações preferidas dos grandes investidores em agosto:

A mineradora Vale (VALE3), que ocupava a terceira posição em julho, assumiu o topo da lista, foi a ação mais investida em agosto. A companhia continua descontada em relação aos seus competidores no mercado internacional. A Vale está atuando para mitigar riscos e vem recuperando seu valor de mercado desde o rompimento da barragem de Brumadinho (MG). A empresa, que anunciou investimentos no aumento da capacidade de produção de minério de ferro de alta qualidade, tem se beneficiado com o preço atual do minério e com a alta do preço do níquel.

Já a Petrobras (PETR4) continuou sendo neste mês a segunda ação mais investida. Nos 12 meses terminados em agosto, a ação acumulou uma alta de 38%. A companhia colocou foco nos investimentos em extração de petróleo, incluindo o Pré-Sal, e está tendo êxito na implementação do seu plano de venda de ativos, desalavancagem financeira e diminuição dos custos operacionais e de produção. A Petrobras está reduzindo a sua atuação na área de refino.

O BOVA11, ETF que tem como objetivo acompanhar o Ibovespa, passou da quinta para a terceira posição no ranking de preferência. De janeiro a agosto, a alta deste fundo de índice foi de 15,38%. Também houve fluxo de investimentos nas empresas small caps da bolsa via o ETF SMAL11, que teve valorização de 28% no ano.

Os grandes investidores começaram a apostar nas ações da Tele (Imagem: Bloomberg)

Entre as novas na lista aparece a Oi (OIBR3), que apesar de estar em processo de recuperação judicial, pode ser beneficiada por alguns fatores como mudanças na direção, planos de vendas de ativos e alterações na Lei Geral de Telecomunicações.

Na lista das ações favoritas estão duas instituições financeiras- o BTG Pactual (BPAC11) e o Bradesco (BBDC4), além de duas grandes do varejo – Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR3).

A Gerdau (GGBR4), que tinha figurado no ranking no começo do ano, retornou ao ranking em agosto. A siderúrgica continua com forte geração de caixa e investindo em modernização tecnológica. A retomada do setor imobiliário no país, com aumento dos lançamentos sobretudo nas grandes capitais, é positiva para a companhia.

Deixaram o ranking, a Neoenergia (NEOE3) que foi a líder em julho, mês de seu IPO, e também a BR Distribuidora (BRDT3), a Movida (MOVI3) e a Suzano (SUZB3).

Veja os Top Fundos de Ações de agosto:

Os fundos de ações que apareceram na lista dos favoritos em agosto foram praticamente os mesmos do mês anterior, mas houve mudanças nas posições. O Equitas Selection FC FI de Ações passou da segunda para a primeira posição. O Moat Capital FIC FIA subiu do terceiro para o segundo lugar, e o Alaska Black FIC FIA BDR Nível I avançou da sexta para a terceira colocação.

Saiu do ranking o fundo AZ Quest Small Mid Caps e o novato entre os Top 10 foi o ARX Income FI de Ações.

Quer testar uma carteira com ações e fundos de ações favoritos dos grandes investidores?! Você pode usar o simulador de investimentos do Money Times.

daniela.rocha@smartbrain.com.br