BusinessTimes

Black Friday 2022: Supermercados esperam crescimento de 9% nas vendas

03 out 2022, 14:49 - atualizado em 03 out 2022, 14:49
carrinho de supermercado inflação IPCA
Consumo em supermercados deve crescer na Black Friday deste ano (Imagem: Adobe Stock / Montagem: Giovanna Figueredo)

A Black Friday deste ano promete maior movimentação econômica, com o aumento da intenção de compra e de gastos dos consumidores. Segundo estudo da Associação Paulista de Supermercados (APAS), cinco em cada dez consumidores pretendem gastar mais na tradicional promoção de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, a Associação estima um crescimento de 9% no consumo em supermercados, devido à data. O dado faz parte de um estudo elaborado pelo Departamento de Economia da APAS, com base em pesquisa realizada pela Shopper Experience.

Conforme o levantamento, dos consumidores que vão aproveitar as promoções, 83% planejam comprar itens nos supermercados durante a Black Friday. Em 2021, 76% consumiram durante a promoção.

Estas estimativas geram grande otimismo para o setor, com mais da metade dos empresários, 56%, esperando por um crescimento real nas vendas durante a Black Friday.

“A data representa o segundo maior volume de comercialização para os supermercadistas, perdendo apenas para o movimento proporcionado pelas festas de final de ano”, diz o estudo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consumidores pretendem gastar mais na Black Friday

Segundo a pesquisa, na Black Friday de 2022, cinco em cada dez consumidores pretendem gastar mais nas promoções, com valor médio estimado a ser gasto nos supermercados de R$ 564,87.

Os itens de maior procura devem ser alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza. O estudo destaca que, mais uma vez, as carnes devem ser o destaque nas vendas, com um aumento estimado de 17% em relação ao ano passado.

Para o Departamento de Consultoria Econômica da APAS, o aumento do emprego e da renda devem refletir o aumento do consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tais fatores geram otimismo entre os empresários e os consumidores. Devemos experimentar um aquecimento econômico antes da Black Friday, aumentando o movimento nas lojas”, estima Diego Pereira, economista da APAS.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar