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Black Friday: Como o Mercado Livre (MELI34) vai driblar o evento em simultâneo com a Copa?

19 out 2022, 12:34 - atualizado em 19 out 2022, 14:38
Mercado Livre
Para o Mercado Livre, riscos de Black Friday ser ofuscada pela Copa do Mundo foram mitigados (Imagem: Shutterstock/Alison Nunes Calazans)

O Mercado Livre (MELI34realizou uma pesquisa com o Mercado Pago e o Mercado Ads para mapear o cenário da Black Friday e Copa do Mundo, bem como o comportamento e intenção de compra do consumidor para se preparar para as datas.

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A diretora de marketplace do Mercado Livre, Julia Rueff, comenta que existe um frio na barriga para a Black Friday de 2022, justamente pelo acontecimento em paralelo com o campeonato mundial, que neste ano irá ocorrer entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro.

“Vai ser uma Black Friday muito diferente do que estamos acostumados a fazer”, comentou Rueff em coletiva com jornalistas.

O Mercado Livre destacou que tem expectativa de crescer mais de 20% em vendas, comparado a Black Friday 2021, e para isso, a antecipação será a grande estratégia.

As estratégias do Mercado Livre

Para a Black Friday deste ano, o Mercado Livre já aposta em um “esquenta”, que iniciou na última segunda-feira (17), com a disponibilização de cupons de desconto e uma seção voltada para esta ação no site do e-commerce.

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Os selos de “Black Friday” só surgirão a partir de novembro, com ofertas de até 70%, que serão cumulativas com os cupons de desconto.

Além disso, a empresa desenvolveu a ferramenta Cuponera, visando dar ao consumidor mais facilidade no controle dos cupons de desconto que poderão ser aplicados nas compras.

Julia Rueff compartilhou ainda que, ao longo de 2022, o Mercado Livre investiu R$ 17 bilhões no Brasil, com foco no desenvolvimento logísticocom a intenção de reduzir os prazos de entrega.

Foco logístico

A empresa realizou a implantação do primeiro sortation center da América Latina, localizado em Cajamar (SP), e que vai consolidar mais de 450 mil pacotes, com foco na demanda da temporada de compras de fim de ano.

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Segundo Rueff, mais de 30% dos produtos do marketplace são entregues em apenas um dia e mais de 60% em dois.

A diretora destaca ainda que o trabalho contínuo mostra a força com que a companhia chega nesta Black Friday e aponta que, em 2022, o Mercado Livre já teve meses com marco de vendas que foram superiores as de 2021.

“Portanto, o nosso esforço para ampliar o sortimento, somado aos investimentos em logística e soluções, como a expansão de nossa frota aérea com o acordo de longo prazo com a GOL para democratizar o comércio para todas as regiões do país, reforçam que estamos sempre nos antecipando para oferecer o melhor para nossos consumidores em qualquer data”, comenta Julia Rueff.

Copa do mundo ajuda ou atrapalha a Black Friday?

Para Rueff, inicialmente a Copa do Mundo tinha potencial para atrapalhar, por conta da colisão das datas. Entretanto, aponta que o Mercado Livre acredita que foram mitigados quaisquer riscos de uma data sobressair a outra.

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No início de outubro, pensando nas marcas do marketplace, a empresa realizou um evento online para mais de 10 mil vendedores, com conteúdos preparatórios para que os parceiros possam aproveitar a data promocional para impulsionar seus negócios.

Sendo assim, Rueff explica que estratégias que já estão sendo aplicadas e que continuarão sendo para aproveitar a intenção de compras para a Black Friday, Copa do Mundo e, posteriormente, festas de fim de ano.

“A gente já sentiu um aumento em relação às vendas e temos uma estimativa de crescer 20%”, destaca.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.