Black Friday

Black Friday: Mercado Livre (MELI34) mira ‘fator decisivo’ para consumidor e investe R$ 100 milhões em cupons a partir de hoje (27)

27 out 2025, 13:20 - atualizado em 27 out 2025, 13:20
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(Imagem: Shutterstock/Alison Nunes Calazans)

O Mercado Livre (MELI34) anunciou nesta segunda-feira (27) que está investindo R$ 100 milhões em cupons para a Black Friday de 2025. Os descontos, que já começaram a ser liberados hoje, se estendem até o dia 1º de dezembro, com a Cyber Monday.

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O valor representa um crescimento de 150% em relação aos cupons distribuídos em 2024. De acordo com um levantamento realizado pela companhia, 76% dos compradores consideram ter um cupom de desconto como ‘fator decisivo ou muito importante’.

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O número integra o estudo “Panorama de Consumo”, realizado com mais de 42 mil usuários do Mercado Pago e Mercado Livre. Eletrodomésticos, Eletrônicos e Casa & Decoração são os segmentos mais procurados, seguidos de Moda e Beleza.

Pelo quarto ano consecutivo, o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido na Black Friday (41%), com o Pix ficando em 2º lugar com 29% de intenção de uso (cresceu 10 pontos percentuais (p.p) em relação ao ano anterior).

Ao pagar com cartão de crédito, 77% dos entrevistados optam por parcelar, dos quais 72% dividem seus gastos em até 6 vezes, número 3 p.p. acima em relação ao ano passado. Além disso, 23% das pessoas pretendem parcelar em até 12 vezes e 5% em mais de 12 vezes.

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Linha de crédito (20%), cartão de débito (9%) e boleto (1%) são outras opções de pagamento para a data.

A pesquisa também revela uma tendência importante para o varejo: quase metade dos brasileiros planeja antecipar as compras de Natal e de fim de ano durante Black Friday (47%).

Ecossistema Mercado Livre

Em entrevista coletiva concedida para jornalistas, a companhia revelou que deseja ampliar o número de usuários que utiliza todo o ecossistema no momento da compra: “nós queremos que eles paguem com o Mercado Pago”, afirmou Tulio Landin, diretor sênior de Marketplace do Mercado Livre.

Pensando nisso, o Mercado Pago também está investindo, oferecendo benefícios exclusivos, como o parcelamento em até 21 vezes no cartão de crédito e cashback na hora em Méli Dólar para assinantes Meli+.

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“A sinergia dentro do ecossistema garante a melhor experiência para os nossos clientes e vendedores. Quem compra no marketplace com Mercado Pago tem ainda mais vantagens, seja com condições especiais de pagamento ou dinheiro de volta”, diz Felipe Castaño, head de Marketing e Growth do Mercado Pago no Brasil.

Olhando para os vendedores parceiros, o banco digital também oferece 100% de cashback no valor de novas maquininhas adquiridas, impulsionando também as vendas físicas no período.

“Nossa meta é clara: ser a principal alavanca para que eles multipliquem seus resultados e tenham recorde de vendas, garantindo a entrega mais rápida do país e uma experiência de compra à altura das expectativas dos consumidores”, afirma Tulio Landin.

De acordo com o executivo, o montante investido na campanha já estava previsto no orçamento de R$ 34 bilhões previstos para a operação no Brasil em 2025. Até o final do ano, o Mercado Livre espera atingir o número de 55 mil funcionários contratados.

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Para acompanhar o aporte, a empresa aposta em embaixadores e influenciadores como Marcos Mion, Susana Vieira, Nicole Bahls, Ana Castela e Neymar Jr.

Outro parceiro mencionado foi a varejista Casas Bahia (BHIA3), que anunciou uma estratégia de longo prazo com o Mercado Livre. Segundo o Meli, o acordo visa impulsionar as vendas de ambos, com destaque para eletrodomésticos e eletrônicos, segmentos mais procurados pelo consumidor.

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Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
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