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Black Friday na Amazon: empresa incorpora promoções em datas duplas e aposta em ‘esquenta’ com descontos de até 70%

12 nov 2025, 17:22 - atualizado em 12 nov 2025, 17:22
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(Imagem: Facebook/Amazon.com)

A Amazon Brasil abriu as portas a alguns jornalistas para mostrar os bastidores da sua Black Friday 2025, que já oferece descontos de 70% no “esquenta” para a data. A edição deste ano conta com mais de R$ 50 milhões em cupons e ofertas, que abrangem as mais de 50 categorias presentes na plataforma.

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No Brasil, a Black Friday deixou de ser apenas uma sexta-feira ou semana de ofertas especiais, tomando conta do mês de novembro inteiro. Diversos nomes do setor aplicam um combo de “Esquenta Black Friday” e promoções em datas iguais (como o 11.11) para além da data oficial — que, neste ano, cai em 28 de novembro.

Na Amazon, as condições especiais se iniciaram no dia 3 de novembro e se estendem até o fim do mês, por exemplo.

A preparação da empresa começa seis meses antes, mobilizando diversos times para promover promoções e ofertas ao longo do mês de novembro. De acordo com a companhia, o comportamento é diferente daquele registrado nos Estados Unidos, por exemplo, uma vez que o conceito de “Esquenta” é particular daqui, enquanto as datas iguais vieram importadas da Ásia.

As datas duplas, inclusive, vêm dominando o varejo e já são adotadas pelos grandes nomes do setor. Em encontro com jornalistas, a Amazon abriu que o “11.11” deste ano foi a maior data dupla da história da companhia até então, ainda que sem dados concretos sobre vendas e alcance.

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A companhia abriu, no entanto, que a ação do 11.11 impulsionou o tráfego da Amazon em 74% do dia 10 de novembro para o dia 11 de novembro, conforme dados informados ao Money Times.

A iniciativa contou com a chamada “chuva de cupons”, que focou em disponibilizar os cupons de desconto em vez da tradicional aplicação dos preços diferenciados diretamente nos produtos. Na visão da Amazon, essa estratégia viabiliza uma autonomia do consumidor para escolher como quer aplicar o desconto, o que beneficia a companhia.

Para a Black Friday, a Amazon utiliza dados para mapear quais são as tendências de compra dos consumidores, de maneira a balizar todas as ofertas em direção ao que está em alta.

O “Esquenta Black Friday” da Amazon já está acontecendo. A companhia ainda não divulgou o desconto máximo para a Black Friday da Amazon, que começa oficialmente em 21 de novembro.

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Amazon na guerra do e-commerce

A concorrência no e-commerce vem se acirrando com medidas agressivas entre grandes nomes do setor. A exemplo disso, em meados deste ano, o Mercado Livre reduziu seu valor mínimo para frete grátis, enquanto as promoções em datas iguais, popularizadas por nomes asiáticos como a Shopee, se disseminaram pelo varejo.

Em meio à “guerra”, a Amazon se posiciona com o foco em cupons, programa de afiliados e divulgação de influenciadores para alcançar o público. De acordo com a companhia, o foco permanece em perseguir a melhor seleção de produtos possível, com frete grátis (no caso de clientes Prime) e entregas rápidas.

Entre as novidades deste ano, a Amazon passou a ofertar os cupons de desconto não apenas para o 1P (estoque próprio), expandindo também para os produtos do marketplace (3P), vendidos por lojistas parceiros dentro da plataforma.

Contando com a força dos Estados Unidos, a Amazon estreou, também neste ano, o “Compras Internacionais”, que disponibiliza produtos vindos lá de fora, de diversas categorias, com frete grátis para os clientes Prime. Vale destacar que, em questão de tributação, as lojas internacionais respondem ao Programa Remessa Conforme.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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