Empresas

BlackRock compra ações da Taesa (TAEE11)

06 out 2025, 18:55 - atualizado em 06 out 2025, 18:55
copel eletrobras
A Taesa enxerga um horizonte com muitas oportunidades quando o assunto são leilões de novas linhas (Imagem: Getty Images)

A BlackRock elevou participação acionária na Taesa (TAEE11) para 5,004%, mostra documento enviado ao mercado nesta segunda-feira (6).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o comunicado, a gestora passou a deter 22 milhões de ações preferencias e 2,3 milhões de instrumentos financeiros.

De acordo com a gestora, o objetivo das participações societárias acima mencionadas é estritamente de investimento.

Taesa enxerga “muitas oportunidades em leilões”

A Taesa enxerga um horizonte com muitas oportunidades quando o assunto são leilões de novas linhas.

A companhia afirma que seguirá realizando aportes e buscando oportunidades, mas com cautela, foco na rentabilidade e equilibrando investimentos com a distribuição de proventos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o Investor Day 2025, os diretores da empresa lembraram que, recentemente, foi publicada uma nova versão do documento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A publicação, que reúne os projetos em estágios mais maduros, trouxe um pacote de investimentos que soma quase R$ 40 bilhões.

“Fica claro que há necessidade de ampliação e de reforço do sistema de transmissão”, afirmou Maurício Dall’Agnese, diretor de novos negócios da companhia. “É uma expansão quantitativa do sistema, mas também uma expansão qualitativa. Esse pipeline só tende a crescer, o que nos dá conforto de que teremos muitos leilões e muitas oportunidades.”

A publicação da EPE, por meio do Plano de Expansão da Transmissão (PELP), funciona como um mapa do futuro do setor elétrico brasileiro. O documento reúne projetos que já passaram por estudos técnicos e estão prontos para sair do papel, seja por autorizações diretas ou por novos leilões organizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O calendário da Aneel já prevê novas oportunidades para as transmissoras: em outubro de 2025, está programado um leilão com sete projetos, que somam aproximadamente 900 quilômetros de linhas e mais de 2.000 MVA em potência de transformação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É também setorista de setor financeiro. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É também setorista de setor financeiro. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar