Coluna
Opinião

Blog do PQ?: a pegadinha número 5 dos investidores – excesso de confiança

31 dez 2019, 10:13 - atualizado em 30 dez 2019, 13:21
Se achar exageradamente pode se tornar extremamente prejudicial na hora de investir dinheiro (Imagem: Pixabay)

O excesso de confiança ou, em inglês, overconfidence, é algo que está muito dentro da gente. Pergunte em uma sala cheia quantas pessoas ali acham que dirigem melhor do que a média. Muito mais do que metade das mãos devem se levantar. Dizem os estudiosos que o excesso de confiança tem motivos evolucionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se achar um pouquinho não faz mal a ninguém. A vida é de fato um pouco uma selva. Mas é claro que exageradamente faz mal, acaba ficando ridículo. E, no mercado acionário, na hora de investir nosso dinheiro, é extremamente prejudicial.

Os motivos são dois. Primeiro porque acabamos por diversificar pouco nossos investimentos. Ao invés de montar uma carteira com várias ações, diminuindo volatilidade e mantendo retorno médio (como nos ensinou Harry Markowitz, lá em 1952), a grande maioria das pessoas tem carteiras muito concentradas com uma, duas, ou três ações (veja o primeiro artigo dos listados abaixo). Acham que vão conseguir escolher aquela super-ação. Obviamente, não vão.

Em segundo lugar, por acharmos que nossas opiniões e análises são melhores do que são de fato, acabamos por entrar e sair de nossas posições com muita frequência quando, na verdade, deveríamos em geral ficar quietos, paradinhos. Operar em excesso é horrível pois ficamos pagando corretagem à toa. Só é bom para as corretoras – o segundo artigo aqui embaixo mostra que pessoas que operam mais e, portanto, pagam mais corretagem perdem mais dinheiro.

Autoconfiança é bom. Se achar um pouquinho até ajuda em várias coisas. Mas, com certeza, não na Bolsa. Seja humilde. Diversifique e opere pouco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1.    William N.Goetzmann, Alok Kumar (2008). “Equity portfolio diversification”. Reviewof Finance.

2. Barber andOdean (2000) “Trading Is Hazardous to Your Wealth: The Common Stock InvestmentPerformance of Individual Investors”. The Journal of Finance.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
blog.do.pq@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar