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A pegadinha nº 6 dos investidores: ignorar que preços têm informações

11/01/2020 - 14:29
B3 Mercados
Há investidores que pensam que, se a ação caiu, ela está em promoção (Imagem: B3/Youtube)

Estamos acostumados a ir atrás de liquidações. “Nossa, aquela TV que estava a 3 mil reais agora está custando 2 mil! Sensacional! Vou aproveitar!” Nossa cabeça está treinada para pensar assim quando vamos às compras, não é?

Pois é. Mas o mercado acionário é totalmente diferente, e muita gente se estrepa com isso. Se a ação daquela empresa famosa costumava rodar em torno de 30 reais há um ano e agora despencou para 3 reais, não pense que tem alguma liquidação aí. Se ela está agora a 3 reais, é porque muita coisa ruim deve ter acontecido com a empresa. Liquidações de verdade são moscas brancas no mercado de ações.

E isso engana muita gente. No primeiro artigo dos que listamos abaixo, os autores – grandes economistas – modelam uma economia onde, hipoteticamente, há investidores que pensam assim, isto é, que se a ação caiu, ela está em promoção!

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No segundo artigo, um working paper deste autor que lhes escreve, eu e meus colegas tentamos apresentar evidências empíricas de que, de fato, investidores amadores tendem a sofrer dessa ilusão. Cuidado! Há vários exemplos de histórias tristes relacionadas a essa ilusão. Por aqui, vocês se lembram da OGX? A empresa terminou quase que inteiramente na mão de investidores amadores…

Veja também:

Blog do PQ?: a pegadinha número um dos investidores – disposition effect

Blog do PQ?: a pegadinha número 2 dos investidores – a ilusão do preço nominal

Blog do PQ?: a pegadinha número 3 dos investidores – o gosto por loteria

Blog do PQ?: a pegadinha número 4 dos investidores – ações salientes

Blog do PQ?: a pegadinha número 5 dos investidores – excesso de confiança

1.       Eyster, Erik, Matthew Rabin, and Dimitri Vayanos (2018). “Financial Markets where Traders Neglect the Informational Content of Prices”. Journal of Finance.

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jofi.12729 

2.       Fernando Chague, Rodrigo De-Losso, and Bruno Giovannetti (2019). “Individuals Neglect the Informational Role of Prices: Evidence from the Stock Market”.

https://drive.google.com/file/d/1efuSlJHCzTBnKDIhQaEm5INLuI9c0TNC/view

Última atualização por Gustavo Kahil - 11/01/2020 - 15:04