BusinessTimes

Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, lança 4ª missão

31 mar 2022, 16:28 - atualizado em 31 mar 2022, 16:28
Blue Origin
Turistas espaciais da quarta missão da Blue Origin (Imagem: Divulgação/Blue Origin)

A Blue Origin, empresa de turismo espacial do empresário Jeff Bezos, enviou nesta quinta-feira (31) sua quarta missão bem-sucedida para o espaço.

O foguete tripulado com seis passageiros, decolou às 10h30 da manhã (horário de Brasília) e teve sua decolagem transmitida através das redes sociais, como Twitter (TWTR; TWTR34) e YouTube.

Os turistas da nave New Shepard voaram por cerca de 10 minutos na baixa órbita, onde puderam sentir brevemente a experiência de baixa gravidade e observar boa parte da superfície terrestre.


O lançamento foi realizado na região oeste da cidade do Texas, nos EUA, através de um foguete de 18 metros de altura em uma velocidade de 3.200 km/h.

Após atingirem uma altitude de 100 km, a cápsula que abrigava os viajantes foi ejetada e retornou à Terra pouco tempo depois.

Apesar de a Blue Origin não divulgar o valor pago pelos passageiros pagantes, estima-se que um assento na nave espacial tenha custado em torno de US$ 250-450 mil.

Em um leilão anterior, um assento para uma viagem semelhante foi arrematado por US$ 28 milhões.

Entre os passageiros estavam:

  • Gary Lai, arquiteto responsável pelo desenvolvimento da nave New Shepard e único passageiro não-pagante da missão;
  • Marty Allen, investidor norte-americano e ex-executivo de empresas nos segmentos de festas e móveis domésticos;
  • Jim Kitchen, empresário e professor universitário na Kenan-Flagler Business School da Universidade da Carolina do Norte;
  • George Nield, presidente Commercial Space Technologies, empresa de atividades comerciais no espaço;
  • Sharon Hagle, fundadora da SpaceKids Global, organização não-governamental que incentiva jovens a seguirem carreiras nas áreas de ciência, tecnologia e engenharias;
  • Marc Hagle, marido da filantropa Sharon Hagle e executivo da área de imóveis na cidade de Orlando, na Flórida.

Através de sistemas de comunicação presentes no interior da aeronave, foi possível ouvir alguns relatos dos passageiros. Para Gary Lai, a viagem lhe causou certo desconforto.

“Foi intenso, mas eu senti um pouco de tontura”, diz. Já Kitchen descreveu o espaço como “o preto mais escuro que já vi na vida”. “Foi uma experiência fora do corpo”, relatou.

Desde as expansões das atividades da SpaceX no comércio espacial, empresas como a Blue Origin e Virgin Galactic passaram a intensificar sua presença no mercado a fim de ocupar gradualmente, uma posição de destaque numa indústria pouquíssimo explorada pelas empresas e, até mesmo, pela própria humanidade.

Estagiário
Estudante de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi tradutor no Programa de Voluntários Internacionais da ONU durante dois anos. Na universidade, desenvolve pesquisas em Linguagem e História do Pensamento Social Brasileiro. Escreve sobre tecnologia, ciência, conflitos e assuntos internacionais.
Linkedin
Estudante de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi tradutor no Programa de Voluntários Internacionais da ONU durante dois anos. Na universidade, desenvolve pesquisas em Linguagem e História do Pensamento Social Brasileiro. Escreve sobre tecnologia, ciência, conflitos e assuntos internacionais.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.