BusinessTimes

BMG é a melhor opção para se expor ao mercado de crédito consignado, dix XP

20 dez 2019, 14:07 - atualizado em 20 dez 2019, 14:13
BMG
Na avaliação da XP, o BMG é a melhor opção disponível do setor financeiro para se expor ao mercado de crédito consignado (Imagem: Youtube do BMG)

A XP Investimentos iniciou a cobertura das ações do Banco BMG (BMGB4), trazendo recomendação de compra e preço-alvo de R$ 13,89 para o fim de 2020. A boa avaliação se deve principalmente à percepção de que o crescimento da carteira de crédito consignado vai impulsionar o crescimento das outras carteiras, dado o alto índice de venda cruzada do banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

”A captação mais barata que o banco passou a ter acesso deve baixar os gastos de despesas financeiras da empresa e melhorar sua margem financeira”, afirmou a equipe de análise da corretora.

Na avaliação da XP, o BMG é a melhor opção disponível do setor financeiro para se expor ao mercado de crédito consignado.

Envelhecimento da população brasileira

Com o aumento da longevidade e o crescimento da população na faixa etária dos 55 a 80 anos, a XP acredita que existe um “grande setor endereçável” para o banco mirar.

“O cartão consignado apresenta um saldo de apenas R$ 11 bilhões (contra R$ 338 bilhões do consignado tradicional), implicando que o segmento tem pelo menos R$ 45 bilhões em espaço para crescimento, se levarmos em consideração o mercado de crédito consignado tradicional, que pode consumir 30% da renda do cliente, enquanto o cartão pode consumir 5%”, analisou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Despesas

A XP também enxerga impulsos provenientes da queda nos gastos do banco. Analistas estimam que o custo de captação do BMG, atualmente em 160% do CDI, deve baixar para 120% em até três anos.

Nas despesas não financeiras, a corretora vê a existência de uma alavancagem operacional devido à rede de distribuição da instituição.

Canal de distribuição seguro, adequado e omnichannel

Além de ser pioneiro e líder no mercado de crédito consignado, o BMG se destaca pelo seu canal de distribuição omnichannel.

“Através deste canal, o BMG é capaz de prover todo seu portfólio de produtos, que inclui crédito, seguros investimentos e cartões”, disse a XP. Outro ponto destacado pela equipe é o perfil biométrico completo ofertado pelo banco aos franqueados, uma “ferramenta poderosa contra fraude” e que permite contratar todos os produtos com um único registro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Queda das ações

Com apenas um mês de negociação na Bolsa, as ações da empresa caíram quase 30%, principalmente por conta dos resultados do terceiro trimestre e da comunicação pouco clara na divulgação de fatos.

“Nossa visão é de que a comunicação teve uma participação maior do que os resultados em si na queda das ações. Embora acreditemos que o lucro futuro foi estruturalmente impactado, achamos que o mercado reagiu de maneira exagerada aos resultados”, pontuou a XP.

A corretora segue defendendo que a maioria dos fundamentos que faziam o caso sólido, como o avanço da carteira de crédito, a demografia favorável e as menores despesas de capitação, continuam de pé.

“Nossas projeções são de um preço pelo lucro de 2021 de 6,9 vezes, o que faz do banco um dos mais baratos sob nossa cobertura, mesmo quando comparado a bancos públicos”, concluíram os analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.