BusinessTimes

Bob’s: Lucro de dono de uma loja da rede de fast-food pode chegar a R$ 25 mil por mês

26 maio 2022, 15:42 - atualizado em 26 maio 2022, 15:42
Bob's
Segundo Fabiano, o valor de R$ 1,2 milhão também é o valor médio que o interessado deve desembolar para abrir uma loja do Bob’s com mais de 40 metros quadrados (Imagem: Divulgação Bob’s)

Um dono de uma loja do Bob’s com mais de 40 metros quadrados pode lucrar R$ 1,2 milhão em até 4 anos, disse Fabiano Lima, diretor de expansão do Bob’s em entrevista ao Money Times.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com os dados de Lima, a média mensal desse lucro é de R$ 25.000.

Lima ainda afirma que o valor de R$ 1,2 milhão também é o valor médio que o interessado deve desembolar para abrir uma loja com mais de 40 metros quadrados, que será recuperado entre 3 anos e meio e 4 anos. O valor já inclui a taxa de franquia.

Caso o franqueado recupere os R$ 1,2 milhão em 3 anos e meio, o lucro médio mensal será de R$ 28.571. No entanto, ele comenta que esses são valores médios, visto que cada loja possui sua particularidade.

Por isso ele estima que o lucro líquido equivale de 11% a 15% do faturamento do franqueado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O faturamento varia muito de loja para loja, por isso, fazemos uma conversa com o próprio candidato para falar sobre rentabilidade do retorno de investimento e o quanto ele vai investir. Pois, o faturamento é uma coisa que depende muito do franqueado em si”, explica Fabiano Lima.

Ele comenta também que existem outros modelos de lojas, que exigem um investimento menor, como o modelo de 40 metros quadrados, que deve ter um aporte de 840 mil. Já a de até 30 metros quadrados tem em média um investimento de R$ 537 mil.

A recuperação do valor investido também é em até quatro anos, fazendo o lucro médio mensal ficar em R$ 11.187,50 para a loja de menor porte e de R$ 17.500 para a de 40 metros quadrados.

Taxas para ser um franqueado do Bob’s

Além de investir um determinado valor para ter o produto, o empreendedor dono de uma loja do Bob’s deve pagar 3% do faturamento em royalties para a companhia, além de 4% do faturamento para pagar a taxa de marketing.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Bob’s, o franqueado deve estar atento que o pagamento dessas taxas acontecem desde o início da rede.

No entanto, Lima diz que a empresa chegou a reduzir as taxas durante a pandemia, para apoiar empreendedor e evitar fechamento de lojas da rede. Segundo a empresa, o valor total aplicado foi de R$ 60 milhões nos últimos dois anos.

“Nós isentamos o pagamento de várias taxas, diminuímos o valor dos royalties. Além de injetarmos dinheiro em marketing local para conseguir fomentar cada operação e fazer a nossa parte, para ter o mínimo de impacto possível nesses dois anos tão desafiadores que todo mundo passou”, diz Lima.

Chances de quebrar com franquia do Bob’s

Todo investimento possui risco um risco, e como o próprio diretor de expansão do Bob’s disse que o “faturamento varia muito de loja para loja”, o interessado em empreender deve entender que a franquia não é uma renda fixa, modalidade de investimento que garante o quanto o investidor vai lucrar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, ele conta que na pandemia (2020 e 2021), mesmo com a ajuda de R$ 65 milhões, houve o fechamento de 65 lojas.

“Por outro lado, vale ressaltar que tem muito franqueado que fecha a loja, mas quer abrir uma outra em outro ponto e por isso ele busca uma relocação no ponto para reabrir uma nova loja”, diz.

Por fim, ele comenta que existem os riscos de todo investimento, mas que a empresa está em larga expansão, com cerca de 39 pontos de venda já abertos até maio desse ano e mais 130 que devem ser abertos até o final de 2022.

Entre para o nosso Telegram!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
bruno.andrade@moneytimes.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.