BusinessTimes

Boeing e Airbus pedem atraso na implantação de 5G nos EUA

21 dez 2021, 11:05 - atualizado em 21 dez 2021, 11:05
Airbus Avião
As empresas afirmam que a tecnologia pode prejudicar a segurança da aviação (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach)

O presidente-executivo da Boeing (BOEI34), Dave Calhoun, e seu colega na Airbus Americas, Jeffrey Knittel, defenderam que o governo dos Estados Unidos atrase a implantação de novos serviços 5G no país, afirmando que a tecnologia pode prejudicar a segurança da aviação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os executivos, em uma carta conjunta vista pela Reuters, pediram ao secretário de transportes dos Estados Unidos, Pete Buttigieg, que apoie o adiamento da implantação da banda C das redes 5G das operadoras AT&T e Verizon, prevista para 5 de janeiro.

“A interferência do 5G pode afetar negativamente a capacidade da aeronave de operar com segurança”, disseram os executivos na carta, acrescentando que a tecnologia pode ter “um enorme impacto negativo na indústria da aviação”.

A indústria e a agência de aviação dos EUA (FAA) levantaram questões sobre a potencial interferência do 5G com componentes eletrônicos sensíveis de aeronaves, como altímetros.

A carta de Boeing e Airbus citou uma análise do grupo comercial Airlines for America (A4A) que se a diretiva FAA 5G estivesse em vigor em 2019, cerca de 345 mil voos de passageiros e 5.400 voos de carga teriam enfrentado atrasos, desvios ou cancelamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Boeing e Airbus disseram que fizeram uma contraproposta que limita as transmissões de celulares em aeroportos e outras áreas críticas.

O presidente-executivo da United Airlines, Scott Kirby, disse na semana passada que as diretrizes 5G da FAA impediriam o uso de rádio-altímetros em cerca de 40 dos maiores aeroportos dos EUA.

O grupo da indústria de telefonia móvel CTIA disse que o 5G é seguro e acusou as empresas de aviação de fomentarem medo e de distorcerem fatos.

A Air Line Pilots Association disse na segunda-feira que os reguladores da aviação e das comunicações estão em um impasse. “Esse é um grande problema para passageiros, transportadores e para a economia americana”, disse o grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar