Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Nova Bolsa Memx, criada por BofA, UBS e Morgan Stanley, irá peitar Nyse e Nasdaq

08/01/2019 - 9:01
Nyse
As ações da ICE, controladora da Nyse, recuaram mais de 3% na segunda-feira

Um grupo de grandes bancos e corretoras norte-americanas, incluindo nomes de peso como Morgan Stanley, Bank of America Merrill Lynch e UBS, trabalham atualmente na fundação de uma bolsa paralela a NYSE (New York Stock Exchange), conforme matéria veiculada na Bloomberg.

Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado

A MEMX (Members Exchange), nova bolsa de valores, já levantou US$ 70 milhões do novo grupo e está aberta a novos investimentos. Comunicado divulgado pelos fundadores declara que a fundação procurará “aprimorar a competição, reduzir os custos fixos e simplificar a negociação de ações nos EUA”.

O movimento remete a época em que a NYSE e outras bolsas de negociação eram detidas pelos próprios membros, ao invés de serem empresas públicas voltadas para a geração de lucro, com conflito de interesses por vezes conflitantes com o de seus clientes.

Muitas taxas

Ao enviarem ordens diretas de negociação, bancos e corretoras podem economizar dinheiro nos custos de transação. Muitas destas empresas já utilizam “dark pools” como ambientes de negociações, os quais transmitem ordem de compra e venda.

Recentemente, as corretoras de Wall Street reclamaram que as bolsas possuem atualmente taxação muito elevada por serviços básicos, como dados de preços de mercado, sem os quais é impossível para os traders trabalharem.

Em queda

As ações da Intercontinental Exchange, controladora da NYSE, fecharam o último pregão com desvalorização próxima a 3,05%. Já os papeis da Nasdaq Composite encerraram o pregão em queda de 2,61%.

Confira a lista dos fundadores:

Bank of America Merrill Lynch
Charles Schwab
Citadel Securities
E*Trade
Fidelity Investments
Morgan Stanley
TD Ameritrade
UBS
Virtu Financial

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Gustavo Kahil - 08/01/2019 - 10:43