Banco Central do Japão (BOJ)

BoJ não vê necessidade de aprofundar juros negativos agora para combater pandemia

14 maio 2020, 11:48 - atualizado em 14 maio 2020, 11:48
Japão BOJ
A economia do Japão deve se recuperar em algum momento no segundo semestre deste ano (Imagem: Reuters/Toru Hanai/File Photo)

O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, disse nesta quinta-feira que não vê necessidade de aprofundar os juros a território ainda mais negativo no momento, já que o foco imediato do banco central é injetar liquidez em empresas sem dinheiro e manter os mercados financeiros estáveis.

O Banco do Japão usa juros negativos em apenas uma pequena parte dos depósitos que as instituições financeiras deixam no banco central, o que significa que “ainda há espaço substancial para reduzir ainda mais a taxa de juros”, disse Kuroda.

“Neste momento, não acho que seja necessário”, disse, descartando a necessidade de cortar a meta da taxa de curto prazo atual, de -0,1%.

“O mais importante agora é fornecer o financiamento necessário às empresas por meio do sistema bancário e tornar os mercados financeiros estáveis”, disse ele em um seminário organizado pelo Financial Times, acrescentando que os passos que o Banco Central tomou até agora foram “suficientes e apropriados”.

Kuroda disse que a economia do Japão ficará “substancialmente deprimida” no primeiro e segundo trimestres depois que esforços para conter a pandemia abalaram o consumo.

Mas ele disse que a economia deve se recuperar em algum momento no segundo semestre deste ano, à medida que o impacto da pandemia diminui, permitindo que o Japão evite o retorno à deflação.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.