Mercados

Bolsas da Ásia fecham em alta e Japão sobe após BoJ e convocação de eleição antecipada

23 jan 2026, 6:46 - atualizado em 23 jan 2026, 6:46
Bolsas asiáticas
(Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (23). O mercado de Tóquio subiu após o Banco do Japão confirmar as expectativas com manutenção da taxa básica de juros. O índice japonês Nikkei fechou em alta de 0,3%, aos 53.846,87 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O BC japonês manteve sua política monetária inalterada em meio ao contexto político, marcado por preparativos para uma eleição antecipada no país. A ministra das Finanças do Japão, Satsuki Katayama, confirmou as expectativas ao anunciar a dissolução da Câmara Baixa do Parlamento nesta sexta-feira, o que abre caminho para a realização de uma eleição antecipada no dia 8 e fomenta a apreensão sobre promessas que podem colocar ainda mais peso ao quadro fiscal.

  • CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

O presidente do BC do Japão, Kazuo Ueda, afirmou que ainda é muito cedo para avaliar completamente o impacto dos aumentos anteriores das taxas de juros, observando que as condições financeiras no Japão permanecem favoráveis apesar da mudança na política monetária.

Ações de tecnologia na Ásia caíram após a Intel, com sede na Califórnia, despencar 13% no pregão estendido dos EUA, devido à sua previsão de resultados fracos para o trimestre atual, apesar de ter superado as expectativas de lucro no quarto trimestre na quinta-feira. O SoftBank Group caiu 1,2, enquanto a Lasertec recuou 5,8%.

O índice chinês Xangai Composto fechou com leve alta de 0,3%, aos a 4.136,16 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 1,2%, a 2.746,01 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Hang Seng marcou avanço de 0,45% em Hong Kong, a 26.749,51 pontos. Os papéis do HSBC subiram 0,23%. O banco recebeu aprovação da Suprema Corte para fechar o capital do Hang Seng Bank, o que deve ser efetivado em 26 de janeiro.

O índice Taiex subiu 0,7% em Taiwan, a 31.961,51 pontos. A Compeq Manufacturing avançou 10%, seguida pela MediaTek, que disparou 9,8%. Na direção oposta, a Powerchip despencou 8%.

Em Seul, o Kospi fechou em alta pela terceira sessão seguida, com ganho de 0,8%, a 4.990,07 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana teve valorização e o S&P/ASX 200 subiu 0,13%, a 8.860,10 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar