Mercados

Bolsas asiáticas fecham mistas após Trump e dados da China; Kospi supera 4.900 pontos

19 jan 2026, 6:48 - atualizado em 19 jan 2026, 8:26
Mercados, Bolsas Asiáticas, China, Hong Kong
(Imagem: REUTERS/Chaiwat Subprasom)

As bolsas asiáticas fecharam sem sintonia nesta segunda-feira (19), com os investidores avaliando as ameaças da administração do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à Groenlândia durante o fim de semana e dados econômicos da China divulgados na virada do dia. Em Seul, o Kospi superou a marca inédita de 4.900 pontos. A Powerchip disparou em Taiwan após anúncio de intenção de compra de uma fábrica da empresa pela Micron.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice chinês Xangai Composto subiu 0,3%, a 4.114,00 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto ganhou 0,5%, a 2.700,08 pontos.

Na China, a produção industrial cresceu acima do esperado em dezembro, enquanto as vendas no varejo chinês avançaram em um ritmo abaixo da expectativa. O Produto Interno Bruto da China atingiu a meta de crescimento estabelecida pelo governo para 2025, com avanço de 5% em relação ao ano anterior.

Trump escalou ameaças de anexação americana da Groenlândia, um território autônomo pertencente à Dinamarca, com possibilidade de impor tarifas a oito países do bloco europeu como forma para pressionar por um acordo sobre o tema. A União Europeia, por sua vez, avalia impor tarifas retaliatórias sobre produtos americanos e até mesmo implementar sanções econômicas mais severas como resposta.

O Hang Seng cedeu 1% em Hong Kong, a 26.563,90 pontos. As ações da MiniMax derreteram 13,7%. A startup de inteligência artificial apoiada pelo Alibaba abriu seu capital com um salto em 9 de janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice japonês Nikkei recuou 0,7%, aos 53.583,57 pontos.

O índice Taiex subiu 0,7% em Taiwan, a 31.639,29 pontos. As ações da Powerchip dispararam 9,9% após a Micron Technology anunciar a assinatura de uma carta de intenções exclusiva para adquirir a unidade de fabricação P5 da Powerchip em Tongluo, em Taiwan, por um valor total em dinheiro de US$ 1,8 bilhão. A Nanya Technology subiu 10% e a UniMicron avançou 9,9%.

Em Seul, o Kospi prolongou seus ganhos ao fechar com alta de 1,3, em 4.904,66 pontos, marcando 12 sessões com fechamentos em patamares recordes.

Na Oceania, a bolsa australiana teve alta e o S&P/ASX 200 caiu 0,33%, a 8.874,50 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar