Bolsas da Europa fecham em queda com incertezas no Oriente Médio
Os índices europeus encerraram o pregão desta segunda-feira (1º), primeiro pregão de junho, em queda com a fragilidade do cessar-fogo temporário entre Estados Unidos e Irã, em meio a escalada das tensões no Oriente Médio.
O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou as negociações com baixa de 0,76%, aos 621,24 pontos.
Entre os principais índices, o DAX, de Frankfurt, caiu 0,40%, aos 25.003,04 pontos; o CAC 40, de Paris, teve recuo de 0,45%, aos 8.146,59 pontos; e índice FTSE 100, de Londres terminou a sessão de hoje com queda de 0,68%, aos 10.338,95 pontos.
O que mexeu com os mercados europeus hoje?
As tensões no Oriente Médio voltaram a escalar neste fim de semana e as expectativas de um acordo de paz entre Estados Unidos e Irã perderam força.
Nesta segunda-feira (1º), autoridades iranianas indicaram que persistem divergências com os EUA nas negociações nucleares e sobre o futuro do Estreito de Ormuz, ao mesmo tempo em que elevaram o tom contra Washington e Israel em relação ao cessar-fogo no Líbano.
Em meio às tensões, o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, escreveu que o cessar-fogo entre Irã e EUA é “inequivocamente um cessar-fogo em todas as frentes, incluindo o Líbano”, acrescentando que qualquer violação constitui violação do acordo como um todo.
Também nesta segunda-feira (1º), a Marinha da Guarda Revolucionária (IRGC) informou que 15 embarcações, incluindo quatro petroleiros, atravessaram o Estreito de Ormuz nas últimas 24 horas após obterem autorização das autoridades iranianas.
Em reação, os preços do petróleo registraram novas altsa e, assim, as preocupações de reflexos na inflação e na política monetária pesaram nos mercados.
No mercado acionário doméstico, as ações da companhia aérea de baixo custo EasyJet fecharam com pregão com alta de 10%, em meio a especulações sobre uma possível oferta de aquisição aa empresa de investimentos norte-americana Castlelake.
A EasyJet afirmou que não recebeu proposta e que não mantém conversas com a empresa. A companhia acrescentou que o preço de suas ações está temporariamente deprimido em função da situação no Oriente Médio.
Segundo a companhia, a eventual aquisição exigiria superar complexidades relevantes de regulação, financiamento e execução. Enquanto isso, recomendou que os acionistas não tomem nenhuma medida neste momento.
*Com informações de Estadão Conteúdo e Reuters