Bolsas Europeias

Bolsas Europeias estendem perdas e STOXX 600 despenca 3%; veja o que pressiona o índice nesta sexta (4)

04 abr 2025, 10:31 - atualizado em 04 abr 2025, 10:31
Bolsas Europeias, Europa, Mercados, Tarifaço, Donald Trump
Bolsa da Europa estende quedas nesta sexta-feira, 4 de abril (Imagem: REUTERS)

As bolsas da Europa ampliaram suas perdas nesta sexta-feira (4), com impulso da deterioração no sentimento de risco em Wall Street e o “tarifaço” de Donald Trump — o que mantém os investidores receosos e evitando ativos de maior risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a extensão de quedas nesta manhã, a bolsa europeia caminha para sua maior perda semanal em três anos. Isso ocorre após o presidente dos Estados Unidos (EUA) atingir o continente com uma tarifa efetiva de 20%.

“A UE provavelmente retaliará. O processo será lento… embora o impacto líquido sobre a inflação seja altamente incerto, os riscos podem ser inclinados para baixo na zona do euro”, disseram economistas do Deutsche Bank, estimando que as tarifas dos EUA poderiam reduzir de 0,4 a 0,7 pontos percentuais do PIB da Zona do Euro.

Além disso, outro grande fator que impactou o cenário, é por parte da China, com seu anúncio de retaliação das tarifas recíprocas dos EUA — na qual, a alíquota é de 34% sobre produtos americanos.

Também entrou para o radar o aumentou as perspectivas dos investidores perante a possíveis cortes na taxa de juros pelo Banco Central Europeu (BCE). Agora, o mercado vê um corte de 0,25 ponto percentual na taxa pelo BCE neste mês, juntamente de mais duas reduções amplamente esperadas antes do final de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais cedo, o índice STOXX 600 recuava 3,05%, a 507,17 pontos, elevando suas perdas na semana para 5% — a maior queda desde fevereiro de 2022.

Na quinta-feira (3), os índices de referência da Alemanha, Itália e França fecharam com queda superior a 3%, com as ações italianas e francesas registrando a maior baixa em mais de dois anos.

Por volta das 10h20 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres (FTSE 100) tombava 3,61%, a de Frankfurt (Dax) caía 3,88% e a de Paris (CAC 40) cedia 3,62%. Além disso, o STOXX 600 despencava 4,08%, aos 501,86 pontos.

*Com informações de Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar