Mercados

Bolsas europeias têm forte alta na esteira de Wall Street; FTSE 100 renova maior sequência histórica de ganhos

02 maio 2025, 13:49 - atualizado em 02 maio 2025, 14:10
Bolsas Europeias, Europa, Mercados, Tarifaço, Donald Trump
Bolsas da Europa fecharam em forte alta nesta sexta-feira (2) com payroll mais forte que o esperado nos EUA e alívio na guerra comercial (Imagem: REUTERS)

As bolsas da Europa retomaram as negociações nesta sexta-feira (2) em tom positivo. Em destaque, os índices da Alemanha e da França encerraram o pregão com alta de mais de 2%, enquanto o de Londres renovou o recorde de ganhos consecutivos.

Confira o fechamento dos principais índices da Europa: 

  • Stoxx 600: +1,67%, aos 536,43 pontos;
  • DAX (Frankfurt): +2,62%, aos 23.086,65 pontos;
  • FTSE 100 (Londres): +1,77%, aos 8.596,35 pontos;
  • CAC 40 (Paris): +2,33%, aos 7.770,48 pontos.

Os principais índices tiveram as operações pausadas na véspera (1º) devido ao feriado do Dia do Trabalhador.

O que movimentou os mercados europeus?

Os índices da Europa ganharam força à roboque de Wall Street, ainda com a liquidez reduzida pós-feriado. Nos Estados Unidos, o relatório oficial de empregos não-agrícolas, o payroll, apontou a criação de 177 mil vagas de emprego em abril, número maior do que o esperado pelo mercado.

Na comparação com março, a abertura de postos de trabalho mostrou uma desaceleração.

A taxa de desemprego, porém, manteve-se em 4,2%, como o esperado, o que indica que relativa estabilidade no mercado de trabalho norte-americano. O dado também afastou o risco de recessão da maior economia do mundo.

“Do ponto de vista dos juros, o dado reforça a postura de cautela e parcimônia do Federal Reserve (Fed) na condução de política monetária, e parece reduzir a necessidade de cortes de juros no curto prazo”, afirmou o estrategista-chefe da Avenue, William Castro Alves.

O apetite ao risco também foi impulsionado pela expectativa de acordo comercial entre os Estados Unidos e a China. A segunda maior economia do mundo disse que está “avaliando” uma oferta dos EUA para manter conversações sobre as tarifas de 145% do presidente norte-americano, Donald Trump.

O Ministério do Comércio chinês disse que os EUA entraram em contato com a China para buscar conversações sobre as tarifas de Trump e que Pequim está de portas abertas para discussões, sinalizando um possível alívio na guerra comercial.

Nos mercados de câmbio, o euro manteve ganhos depois que uma leitura preliminar mostrou que a inflação na Zona do Euro se manteve estável em 2,2% em abril, apesar dos economistas preverem uma queda para 2,1%.

FTSE 100 em recorde

O índice da bolsa de Londres, o FTSE 100, registrou avanço pelo 15º pregão consecutivo e renovou a maior sequência de ganhos da história. O recorde anterior foi registrado em janeiro de 2017, quando o índice teve 14 dias de altas seguidas.

No ano, o FTSE 100 acumula valorização de mais de 5%.

Um dos motivos por trás dos recentes ganhos é a guerra comercial iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no começo de abril.

O Reino Unido foi “poupado” do peso das tarifas recíprocas do governo Trump e, no mês passado, o vice-presidente JD Vance disse que via uma “boa chance” de o Reino Unido firmar um acordo comercial com os Estados Unidos que daria um alívio ainda maior das taxas.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar