Justiça

Bolsonaro disse que usou ‘ferro de solda’ em tornozeleira eletrônica

22 nov 2025, 17:21 - atualizado em 22 nov 2025, 17:21
bolsonaro alexandre de moraes
(Foto: Reuters/Mateus Bonomi)

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou a autoridades do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime) que usou “ferro de solda” em tornozeleira eletrônica, ao ser abordado em sua residência na madrugada de sábado, depois de um alerta indicando violação do dispositivo, segundo vídeo da ocorrência e relatório do Cime enviado aos autos pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado pela Polícia Federal após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinar prisão preventiva “motivada por novos elementos que indicam risco concreto de fuga e ameaça à ordem pública”.

Em despacho na tarde de sábado, Moraes determina que a defesa de Bolsonaro se manifeste no prazo de 24 horas sobre a violação da tornozeleira eletrônica.

O relatório aponta que “diferente do que havia sido informado inicialmente, a tornozeleira não apresentava sinais de choque em escada”, e que mostrava “sinais claros e importantes de avaria”.

“No momento da análise o monitorado foi questionado acerca do instrumento utilizado. Em resposta, informou que fez uso de ferro de solda para tentar abrir o equipamento”, informou o relatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em vídeo também juntado aos autos é possível ver a diretora adjunta do Cime, Rita Gaio, perguntando a Bolsonaro o que ele utilizou, e o ex-presidente responde: “Eu meti ferro quente aí. Curiosidade”.

Bolsonaro disse que começou a usar solda no dispositivo no fim da tarde de sexta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar