Eleições 2022

Bolsonaro no 2º turno: “Vencemos a mentira hoje; vamos mostrar que certas mudanças podem piorar o país”

02 out 2022, 23:26 - atualizado em 02 out 2022, 23:26
Eleições Jair Bolsonaro Eleição 2022 Política votação segundo turno primeiro turno
Respiro: Bolsonaro conta com aliados para virar o jogo no segundo turno das eleições contra Lula (Imagem: Reuters/ Pilar Olivares)

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputará o segundo turno das eleições com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a estratégia para vencer será mostrar que “a mudança que alguns querem pode ser para pior”.

O ex-capitão pretende confrontar o petista com a situação econômica de governos de esquerda na América Latina, como o de Alberto Fernández, na Argentina, e de Nicolás Maduro, da Venezuela.

“Entendo que é por aí que será o nosso trabalho no segundo turno”, acrescentou. Em paralelo, Bolsonaro afirmou que deseja usar as próximas semanas para esclarecer as ações que adotou para mitigar a crise econômica causada pela pandemia de coronavírus e repetiu um bordão já conhecido – o de que foi contra o que chama de “política do fique em casa”.

  • ESPECIAL ELEIÇÕES | Dividendos em risco: Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua estratégia de renda extra em 2023; veja o que esperar e como se proteger num material gratuito que liberamos para você. Basta clicar aqui

Veja a apuração em tempo real realizada pelo TSE

{{ eleitorado }} Eleitores
{{ urnasApuradasPercentual }}% De urnas apuradas
Abstenções {{ abstencao }} ({{ abstencaoPercentual }}%) | Comparecimento {{ comparecimento }} ({{ comparecimentoPercentual }}%) última atualização em {{ dataAtualizacao }} às {{ horaAtualizacao }}
Atenção! O TSE declara que nenhum eleito foi atribuído com a seguinte justificativa: {{ ausenciaDeEleitoMotivos }}
Outros candidatos
Nenhum resultado encontrado para "{{ search }}".
Válidos
{{ votosValidos }} ({{ votosValidosPercentual }}%)
Brancos
{{ votosBrancos }} ({{ votosBrancosPercentual }}%)
Nulos
{{ votosNulos }} ({{ votosNulosPercentual }}%)
Anulados
{{ votosAnulados }} ({{ votosAnuladosPercentual }}%)
Pendentes
{{ votosPendentes }} ({{ votosPendentesPercentual }}%)
Carregando...
A apuração nesta região ainda não foi iniciada ou disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente observou que, em igualdade de condições no segundo turno, contará com o reforço dos aliados que foram eleitos no primeiro turno, seja para as assembleias legislativas estaduais, para o Congresso e para o governo de Estados estratégicos.

Bolsonaro quer ampliar alianças nas eleições

É o caso de Romeu Zema, reeleito governador de Minas Gerais em primeiro turno. Aos jornalistas, Bolsonaro afirmou que sua equipe já entrou em contato com intermediários de Zema. Avançar em Minas é uma das estratégias para virar o jogo contra Lula.

Num rápido balanço dos resultados, o ex-capitão do Exército observou que teve um desempenho melhor no Nordeste que em 2018, mas perdeu eleitores em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas. “Vamos buscar esses votos”, acrescentou.

Questionado sobre se procuraria Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para negociar apoio, Bolsonaro afirmou que os eleitores desses candidatos “são mais simpáticos” ao seu nome, que ao de Lula.

O presidente também evitou questionar o resultado das eleições, e mirou os institutos de pesquisa, como o Datafolha. Sobre a apuração, disse que aguardará o parecer das Forças Armadas e do ministro da Defesa. “Vencemos a mentira hoje”, em alusão às pesquisas eleitorais, que apontavam uma diferença muito maior em prol do petista.

 

Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.