Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Boris Johnson traça rota para reativar economia britânica em meses

17/02/2021 - 8:54
Boris Johnson
Johnson, que delineará a retirada do lockdown no dia 22 de fevereiro, disse que o plano de saída escalonada será cauteloso, mas irreversível (Imagem: REUTERS/Toby Melville)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, planeja uma saída escalonada do lockdown para que a combalida economia britânica volte à atividade ao longo dos próximos cinco meses depois de tomar a dianteira da maior parte do mundo na vacinação de sua população.

O novo coronavírus, que surgiu na China no final de 2019, já matou 2,4 milhões de pessoas em todo o planeta, virou o cotidiano de bilhões de ponta-cabeça e lançou o Reino Unido em sua pior recessão em 300 anos.

Depois de agir mais rápido do que todos os seus colegas ocidentais na vacinação, exceto Israel, o Reino Unido quer que sua economia de 3 trilhões de dólares seja uma das primeiras do Ocidente a recuperar alguma aparência de normalidade – embora ainda muito atrás das fornalhas do crescimento da China.

Johnson, que delineará a retirada do lockdown no dia 22 de fevereiro, disse que o plano de saída escalonada será cauteloso, mas irreversível, embora seja provável que as escolas reabram em 8 de março, juntamente com um programa de exames de detecção em massa para monitorar o surto.

Sinqia (SQIA3) salta 75% no 1º trimestre e só prova o potencial das Microcaps brasileiras: saiba como investir nelas

O jornal Daily Mail noticiou que os funcionários de escritórios serão instruídos a continuar trabalhando em casa por algum tempo, mas que partes da economia serão reativadas em abril, como imóveis de férias e hotéis maiores.

Locais de entretenimento ao ar livre, como parques temáticos, zoológicos, campos de golfe, quadras de tênis e academias de ginástica a céu aberto, também poderiam reabrir em abril, mas pubs, bares e restaurantes terão que esperar até maio, e uma reabertura total dos pub deve ocorrer no início de junho.

“Negócios de lazer podem não voltar ao ‘essencialmente normal’ até julho, de acordo com a rota de saída do lockdown”, relatou o Mail, ressalvando que a decisão final ainda tem que ser tomada por Johnson.

“Funcionários de escritórios devem ser instruídos a continuar trabalhando em casa quando o primeiro-ministro revelar seu plano de ação”, disse o Mail. “A mensagem ‘trabalhe em casa se puder’ continuará no futuro previsível.”

Depois de sofrer com o quinto maior número mundial de mortes de Covid-19 e uma série de tropeços em sua reação à pandemia, o governo de Johnson agiu muito mais rápido do que a maior parte do Ocidente para obter suprimentos de vacina.

Atualmente, o país já deu uma primeira dose da vacina a 15,58 milhões de pessoas, ou cerca de 23% de seus 67 milhões de habitantes, só ficando atrás de Israel e dos Emirados Árabes Unidos em vacinas per capita.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 17/02/2021 - 8:54

Pela Web