Varejo

Boticário, McDonald, Cacau Show: quais as maiores franquias do Brasil? Veja as top 10

04 mar 2021, 16:51 - atualizado em 04 mar 2021, 17:34
O levantamento indica que o volume de unidades das 50 Maiores Marcas aumentou 5% em 2020 frente a 9% no ano anterior (Imagem: Divulgação/Redes Sociais Cacau Show)

Mesmo com a pandemia, as franquias mostraram poder de resiliência, revela pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que traçou o Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por número de unidades em operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantamento indica que o volume de unidades das 50 maiores marcas aumentou 5% em 2020 frente a 9% no ano anterior.

“Levando-se em consideração que a Covid-19 tomou praticamente todo o ano passado, esse aumento revela a resiliência, capacidade de reação e adaptação do sistema de franquias a cenários adversos”, informa.

Apesar disso, o setor faturou R$ 167,2 bilhões em 2020, uma queda 10,5% em comparação a 2019, que somou R$ 186,8 bilhões.

Para André Friedheim, presidente da ABF, “a força, a maturidade e a resiliência do franchising nacional estão refletidas nessa lista das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nesse período de dificuldades sem precedentes em mais de um século para pessoas e empresas no enfrentamento da pandemia de Covid-19, essas redes demonstraram a importância do trabalho em rede, da força da marca, dos princípios e valores que norteiam o setor de franquias”, diz.

Veja a seguir o ranking das 10 maiores

Boticário
Além das lojas, a rede também possui duas fábricas

1º Lugar: O Boticário

O Boticário manteve o 1º lugar na lista, com 3.620 unidades no Brasil. A rede atua no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar.

Além das lojas, a rede também possui duas fábricas: uma em São José dos Pinhais (PR), onde está localizado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, e outra em Camaçari (BA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa possui 13 mil colaboradores diretos nas lojas próprias, fábricas, centros de distribuição e escritórios, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia.

McDonalds
Aqui no Brasil, a empresa americana é gerenciada pela Arcos Dourados, maior franquia McDonald’s do mundo (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

2º Lugar: McDonald’s

A tradicional rede de fast foods McDonald’s levou o segundo lugar, com 2.567 operações de franquia.

Aqui no Brasil, a empresa americana é gerenciada pela Arcos Dourados, maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais como em número de restaurantes.

Ao todo, a rede possui 53 milhões de clientes por ano e mais 30 milhos de chocolates vendidos no ano (Imagem: Divulgação/Redes Sociais Cacau Show)

3º Lugar: Cacau Show

A Cacau Show subiu uma posição, alcançando o 3º lugar na lista, com 2.371 unidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao todo, a rede possui 53 milhões de clientes por ano e mais 30 milhões de chocolates vendidos no ano.

SubWay
O Subway é considerada a rede de franquias que cresceu mais depressa no mundo (Imagem: Shopping Guararapes)

4º Lugar: Subway

Mais uma rede de restaurantes fast food a encabeçar a lista, com 1.863 franqueados, o Subway é considerada a rede de franquias que cresceu mais depressa no mundo, com 44 mil restaurantes espalhados por 98 países.

Am-pm
Apesar no número, houve uma queda de 24% na cifra em relação ao mesmo período do ano passado com o reflexo da pandemia (Imagem: Am-pm/Divulgação)

5º Lugar: Am/Pm

As lojas de conveniência Am/Pm pertencem ao Posto Ipiranga e é considerada a maior do gênero no Brasil.

Possui 1.804 unidades. Apesar do número, houve uma queda de 24% na cifra em relação ao mesmo período do ano passado com o reflexo da pandemia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lubrax
A franquia é considerada um centro avançado de lubrificação (Imagem: Lubrax/Divulgação)

6º Lugar: Lubrax+

A Lubrax+ somou 1.665 unidades e pertence a BR Distribuidora (BRDT3). A franquia é considerada um centro avançado de lubrificação.

Faturou R$ 217 milhões entre janeiro de 2015 e dezembro de 2016.

CVC Brasil
É considerada a maior operadora de turismo do Brasil (Imagem: Divulgação/CVC Corp/LinkedIn)

7º Lugar: CVC Brasil

A CVC Brasil (CVCB3) fechou o período com 1.425 lojas franqueadas, uma alta de 1%, mesmo com a crise do coronavírus.

É a maior operadora de turismo do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Possui 21 anos de experiência no setor ótico e de franquias e pertence ao Grupo Luxottica, maior do segmento ótico do mundo.

8º Lugar: Óticas Carol

A Óticas Carol (saúde, beleza e bem-estar), subiu da 11ª para a 8ª posição, com 1.394 unidades.

Possui 21 anos de experiência no setor ótico e de franquias e pertence ao Grupo Luxottica, maior conglomerado do segmento ótico do mundo.

Seguralta
É considera a maior corretora de seguros do Brasil. Possui 200 mil clientes atendidos, operando com mais de 30 seguradoras (Imagem: Seguralta/Divulgação)

9º Lugar: Seguralta

A Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios), saiu do 12º para o 9º lugar, com 1.325 unidades.

É considerada a maior corretora de seguros do Brasil. Possui 200 mil clientes atendidos, operando com mais de 30 seguradoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Burger King
O Burger King avançou do 14º para o 10º lugar, passando a integrar esse seleto grupo, com 1.302 franquias (Imagem: Unsplash/@sizzzikova)

10º Lugar: Burger King Brasil

O Burger King (BKBR3) avançou do 14º para o 10º lugar, passando a integrar esse seleto grupo, com 1.302 franquias, e apresentando a maior variação, com 8% mais unidades entre 2019 e 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar