Combustíveis

BR Distribuidora não segue mercado e sobe preço do etanol; Shell e Ipiranga resistem

22 jul 2020, 16:40 - atualizado em 22 jul 2020, 16:40
BR Distribuidora BRDT3
Contramão: BR Distribuidora aumentou preço do etanol, enquanto o mercado baixou (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Vivendo seus primeiros meses como uma empresa privada, a BR Distribuidora (BRDT3) foi na contramão do mercado de etanol na semana de 12 a 18 de julho, de acordo com dados da consultoria Aprix, compilados pelo UBS.

Enquanto outras redes de postos de combustível promoveram uma forte redução no preço do etanol, a BR Distribuidora aumentou seu preço para R$ 3,30 por litro. A Shell, controlada pela Raízen, acompanhou o mercado e cortou os preços. Já a Ipiranga, do Grupo Ultrapar (UGPA3), manteve a tabela inalterada.

Em outros combustíveis, o comportamento das três maiores redes de postos é mais similar. No mercado de gasolina, segundo o UBS, os postos independentes, conhecidos como bandeira-branca, estão, em média, 7 centavos mais barato por litro.

Enquanto isso, a Ipiranga está ligeiramente acima da BR Distribuidora e da Shell. Segundo o UBS, o mais importante, neste segmento, é que há muita margem de lucro retida ao longo da cadeia que vai da refinaria até a bomba, já que o preço ao consumidor não acompanha, necessariamente, o da refinaria.

No mercado de diesel, o banco suíço observa que a Shell continua com os preços mais competitivos, enquanto a Ipiranga segue como a mais cara.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
marcio.juliboni@moneytimes.com.br
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar