Combustíveis

BR Distribuidora não segue mercado e sobe preço do etanol; Shell e Ipiranga resistem

22 jul 2020, 16:40 - atualizado em 22 jul 2020, 16:40
BR Distribuidora BRDT3
Contramão: BR Distribuidora aumentou preço do etanol, enquanto o mercado baixou (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Vivendo seus primeiros meses como uma empresa privada, a BR Distribuidora (BRDT3) foi na contramão do mercado de etanol na semana de 12 a 18 de julho, de acordo com dados da consultoria Aprix, compilados pelo UBS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto outras redes de postos de combustível promoveram uma forte redução no preço do etanol, a BR Distribuidora aumentou seu preço para R$ 3,30 por litro. A Shell, controlada pela Raízen, acompanhou o mercado e cortou os preços. Já a Ipiranga, do Grupo Ultrapar (UGPA3), manteve a tabela inalterada.

Em outros combustíveis, o comportamento das três maiores redes de postos é mais similar. No mercado de gasolina, segundo o UBS, os postos independentes, conhecidos como bandeira-branca, estão, em média, 7 centavos mais barato por litro.

Enquanto isso, a Ipiranga está ligeiramente acima da BR Distribuidora e da Shell. Segundo o UBS, o mais importante, neste segmento, é que há muita margem de lucro retida ao longo da cadeia que vai da refinaria até a bomba, já que o preço ao consumidor não acompanha, necessariamente, o da refinaria.

No mercado de diesel, o banco suíço observa que a Shell continua com os preços mais competitivos, enquanto a Ipiranga segue como a mais cara.

Compartilhar

Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
marcio.juliboni@moneytimes.com.br
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.