BusinessTimes

Brasil dobra importação em valor de gasolina em um ano

26 nov 2021, 13:20 - atualizado em 26 nov 2021, 13:20
Etanol Gasolina Combustíveis
As distribuidoras pediram mais gasolina e diesel para a Petrobras porque querem comprar da estatal a um preço menor (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

O Brasil dobrou a sua importação de gasolina em 12 meses até setembro de 2021, revela um levantamento da empresa de big data em comércio exterior Logcomex.

O volume chegou a 202 milhões de litros em setembro, que corresponde a R$ 137 milhões, enquanto que no mesmo mês do ano passado, o Brasil importou mais de 151 milhões de litros de gasolina, a R$ 62 milhões.

O volume de gasolina foi 33% maior do que no ano anterior.

A Logcomex lembra que, após ter a capacidade de refino praticamente no limite, a Petrobras (PETR3; PETR4) já elevou as importações de derivados em 116,1% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

“Além do aquecimento da economia com grande porcentagem de brasileiros vacinados, segundo uma fonte do setor, as distribuidoras pediram mais gasolina e diesel para a Petrobras porque querem comprar da estatal a um preço menor do que comprariam no exterior”, explica a Logcomex.

Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a defasagem está hoje em 13% no caso da gasolina; e em 17% no do diesel.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.