BusinessTimes

Brasil é beneficiado por empresas que convivem bem com inflação, diz Campos Neto

22 fev 2022, 16:53 - atualizado em 22 fev 2022, 16:53
A autoridade monetária brasileira segue elevando a Selic desde o ano passado, com a taxa atualmente em 10,75% (Reprodução / BTG Pactual)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o Brasil tem sido beneficiado pela percepção de que há empresas grandes que convivem bem com inflação, dado o histórico do país.

A percepção, segundo ele, explicaria em parte o direcionamento de recursos para companhias brasileiras listadas na bolsa, em um momento em que há “rotação de carteiras”.

“[Faz parte de um] Movimento de rotação que começou entre ações dos Estados Unidos, para então ir para países emergentes”, disse Campos Neto em evento promovido pelo BTG Pactual nesta terça-feira (22).

Os investidores estrangeiros aportaram R$ 23,31 bilhões no acumulado mensal até 17 de fevereiro, segundo dados da B3; o acumulado anual chega a R$ 55,80 bilhões.

O movimento mantém o Ibovespa em alta de mais de 7% neste ano, enquanto investidores evitam os mercados acionários nos EUA, que estão no vermelho em 2022.

“Havia a percepção de que, com a perspectiva de aumento de juros nos EUA, os mercados emergentes sofreriam muito”, ponderou o presidente do BC.

“Mas quando a gente vê hoje um movimento de rotação, saindo de um P/L [preço sobre lucro] mais alto, para PLs mais baixos”.

O Fed, o BC americano, manteve em 26 de janeiro a taxa de juros do país entre 0% e 0,25% e sinalizou a primeira elevação em março.

Já a autoridade monetária brasileira segue elevando a Selic desde março do ano passado. A taxa básica de juros está atualmente em 10,75%, enquanto o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 10,38% nos últimos 12 meses, segundo dados do IBGE em janeiro.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.