Agronegócio

Brasil implementa cota de importação de 750 mil toneladas de trigo sem tarifas por ano

06 nov 2019, 15:09 - atualizado em 06 nov 2019, 15:09
Agronegocio
A cota concretiza um compromisso assumido pelo país junto à Organização Mundial do Comércio (Imagem: REUTERS/Enrique Marcarian)

O Brasil implementou uma cota de importação de 750 mil toneladas de trigo por ano sem tarifas, em medida que valerá por prazo indeterminado, informou nesta quarta-feira o Ministério da Agricultura.

A cota concretiza um compromisso assumido pelo país junto à Organização Mundial do Comércio (OMC).

A implementação da cota foi aprovada em uma reunião do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) realizada na terça-feira, segundo nota do ministério.

A pasta acrescentou que as importações de todos os países serão beneficiadas com a cota, exceto as provenientes de nações com as quais o Brasil possui acordo de livre comércio para o produto –como a Argentina, principal fornecedora do cereal para o Brasil, que é isenta de tarifas por compor o Mercosul.

De acordo com previsões da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), que já esperava a cota em vigor em 2020, a medida pode beneficiar especialmente o grão dos Estados Unidos, Canadá e Rússia.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.