Economia

Brasil tem “pré-condições” para encarar aperto na liquidez global, avalia GTI

12 mar 2018, 15:37 - atualizado em 12 mar 2018, 15:38
Locamerica
A ação da Locamerica foi um dos mais bem sucedidos casos de investimento da GTI

André Gordon, sócio-fundador da gestora de recursos independente GTI, avalia que o Brasil tem as “pré-condições para enfrentar com certo conforto” um eventual aperto na liquidez global derivado do processo de alta dos juros nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

Para o economista, o País atravessa um momento diferenciado em relação aos demais países emergentes, com a menor taxa de juros das últimas décadas e retomada da atividade econômica, com a inflação sob controle.

“E isso em meio a importantes reformas constitucionais que objetivaram o reequilíbrio fiscal e o saneamento do setor público”, diz ele em carta da gestora enviada a clientes.

Da política monetária para o comércio global, o gestor vê com ceticismo a possibilidade de uma “guerra tarifária” deflagrada após de decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de adotar tarifas protecionistas para a importação do aço e do alumínio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os EUA têm grandes déficits com a maioria das nações, de forma que medidas retaliatórias não fariam muito sentido.”

Locamerica

Na carta, Gordon também comentou sobre o case de Locamerica (LCAM3), “um dos mais bem sucedidos casos de investimento da GTI”. Depois da ação multiplicar por oito em pouco mais de quatro anos, o gestor optou por trocar o ativo por “outro no setor de varejo menos discricionário”.

“Diferentemente da fusão com a Ricci, empresa que atuava no mesmo segmento de aluguel de frotas, o desafio com a Unidas será maior, visto que a operação de varejo apresenta outro tipo de complexidade”, observa o sócio-fundador da GTI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em fevereiro, o fundo de ações GTI Dimona Brasil rendeu 2,31%, enquanto o Ibovespa teve alta de 0,52%.

Compartilhar

conrado.mazzoni@moneytimes.com.br