Saúde

Brasileiro compra menos em farmácias em 2021 por conta da pandemia, mostra pesquisa

25 fev 2022, 11:51 - atualizado em 25 fev 2022, 12:03
A pesquisa do IFEPEC mostrou que produtos genéricos caíram nas graças do consumidor (Imagem: Pillar Pedreira/Agência Senado)

A pandemia exigiu que consumidores mudassem seus hábitos. Com menor poder de compra, os brasileiros tiveram que repensar sobre seus gastos com produtos e alimentos. Nem o setor de farmácias escapou disso. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a mais nova edição da Pesquisa Sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias do Brasil, realizada pelo IFEPEC – Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa –, em parceria com a Unicamp, a quantidade de produtos de farmácias adquirida pelo consumidor passou a ser de 2,6 em 2021, ante média de três unidades em 2020. 

Seguindo a mesma linha, o ticket médio caiu de R$ 55,02 para R$ 43,71, representando uma redução de 19%. 

Remédio que cabe no bolso 

Outro dado revelado pela pesquisa é que, para 79% dos entrevistados, o principal fator para escolher a farmácia é o quanto será gasto no estabelecimento. Os consumidores têm priorizado itens de menor preço. 

Mais de 19% dos entrevistados afirmaram ter deixado de adquirir algum produto que antes desejava comprar. Desses 19%, 51,8% explicaram que o principal motivo foi por questões financeiras. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa também mostrou que produtos genéricos caíram nas graças do consumidor. Somente 3,3% dos entrevistados afirmaram ter um nível de confiança ainda baixo. 

Os dados do IFEPEC confirmaram que as compras digitais estão ganhando espaço, ainda que a porcentagem alcançada na pesquisa seja baixa (17%), quando comparados com dados de períodos anteriores, é mais que o dobro. 

Na outra ponta, as farmácias têm trabalhado para aumentar sua clientela e reter os consumidores que já frequentam seus estabelecimentos. Segundo a pesquisa, os programas de fidelidade continuam em alta, com 86% dos consumidores alegando que participam desse formato de compra. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.