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Brasileiro jogou mais beach tennis e fez mais pagamento com PIX, revela Itaú

27 maio 2022, 12:40 - atualizado em 27 maio 2022, 12:40
Consumidor
Estudo do Itaú Unibanco mapeou o comportamento do consumidor e seus principais gastos (Imagem: REUTERS/Mark Makela)

O Itaú Unibanco (ITUB4) realizou uma análise do comportamento do consumidor no primeiro trimestre de 2022, e identificou como destaque a retomada das atividades fora de casa e a tendência dos meios de pagamento digitais.

A análise foi feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, apresentando um panorama dos gastos do brasileiro.

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Retomada das atividades fora de casa

O estudo identificou que o consumidor retomou, de fato, às atividades fora de casa, após o longo período de restrições devido à pandemia.

Com isso, os gastos em quadras esportivas, por exemplo, tiveram alta de 126% no valor transacionado no primeiro trimestre deste ano, ante o mesmo período de 2021.

As quadras de beach tennis são as líderes deste movimento, com um aumento de 330% no valor transacionado e de 355% nas operações.

A pescaria também teve alta, com um salto de 528% no consumo no período analisado.

“Os dois anos de restrições de circulação se refletiram agora em um aumento do consumo em segmentos que tiveram que ser pausados durante a pandemia”, diz o estudo.

Segundo os dados, as academias também estão se recuperando e apresentaram avanço de 76% no valor transacionado no primeiro trimestre do ano, superando os patamares de antes da pandemia (a alta foi de 29% na comparação com o mesmo período de 2019), o que o estudo aponta que foi impulsionado pela Geração Z.

Os consumidores nascidos entre 1995 e 2010 aumentaram em 129% a quantidade de transações nesses estabelecimentos. A aposta na forma física também cresceu entre a geração Y, nascidos entre 1980 e 1995 (+71%), e Babyboomer, nascidos entre 1945 e 1964 (+64%).

Pix e carteiras digitais se destacam como métodos de pagamento

Segundo o estudo, no primeiro trimestre de 2022, a modalidade teve um salto de 375% no valor transacionado na comparação com o mesmo período do ano anterior — considerando as carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do pagamento com o cartão físico usando a tecnologia NFC.

O Pix também está se expandindo como método de pagamento, com uma evolução de 262% no valor transacionado e 614% na quantidade de operações no período — considerando transações realizadas de pessoa física para pessoa jurídica.

“Atualmente, o Pix representa 11% das movimentações, com cartões de crédito tendo 62% e cartões de débito, 27%”, diz o Itaú.

Aumento na busca do consumidor por lazer

Após a flexibilização das restrições implementadas para conter o avanço da Covid-19, o consumidor tem buscado cada vez mais por atividades de lazer.

O setor de teatro teve um crescimento de 526% no valor transacionado nos primeiros três meses do ano e 383% na quantidade de operações.

Passeios em zoológicos e aquários também tiveram alta, de 109% no valor transacionado e de 91% na quantidade de operações, aponta o estudo.

No segmento de educação, o consumo também mostra um movimento comportamental, visto que os gastos do consumidor com materiais escolares cresceram 58% no primeiro trimestre na comparação com 2021, agora que as aulas voltaram ao presencial.

Entretanto, mesmo com a retomada do presencial, o estudo aponta que os cursos online vieram para ficar e seguem em tendência de crescimento, com alta de 39% no intervalo analisado. Quando comparado com 2020, o aumento é de 88%.

Principais gastos do consumidor brasileiro

Categoria % 1T22 X 1T21 Inflação do período
Turismo +150% 16%
Cultura, Esporte e Lazer +74% 11%
Posto de combustível +69% 28%
Vestuário +68% 13%
Locomoção e Transporte +60% 19%
Alimentação e Bebidas +40% 10%
Educação +51% 5%
Veículos +45% 13%
Saúde e Bem-estar +34% 4%

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.