Economia

Brasileiros acreditam que inflação fica em 4,8% nos próximos 12 meses

25 nov 2019, 10:03 - atualizado em 25 nov 2019, 10:03
Dinheiro
O resultado ficou abaixo dos dados de outubro, quando os consumidores esperavam uma inflação de 4,9% (Imagem: Pixabay)

A expectativa de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses ficou em 4,8%, de acordo com pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em novembro deste ano. O resultado ficou abaixo dos dados de outubro, quando os consumidores esperavam uma inflação de 4,9%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É a menor estimativa desde julho de 2007, quando a pesquisa também apontou para uma inflação de 4,8%.

A expectativa de inflação é calculada com base em entrevistas com consumidores. A pergunta feita é a seguinte: “Na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses?”

“Dando continuidade à tendência de queda iniciada em julho deste ano, a expectativa de inflação dos consumidores, em novembro, volta a alcançar o patamar mínimo histórico tanto nas faixas de renda mais altas quanto na mediana.

Apesar das previsões para o IPCA deste mês apresentarem aceleração da inflação, o bom comportamento do índice nos últimos meses parece contribuir cada vez mais para a ancoragem das expectativas à meta oficial”, disse Renata de Mello Franco, economista da FGV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar