Braskem (BRKM5) inaugura terminal de etano no México

A Braskem (BRKM5) anunciou nesta quarta-feira (7) que inaugurou seu terminal de etano no México, um projeto que levou anos para ficar pronto e que tem como objetivo fornecer matéria-prima para a parceria entre a empresa e a mexicana Idesa no complexo petroquímico de polietileno instalado pelas companhias em Veracruz.
O complexo petroquímico foi anunciado em 2009, inicialmente com foco no uso de matéria-prima da estatal mexicana de petróleo Pemex.
Ao longo dos anos, desentendimentos com petrolífera do México obrigaram a joint-venture mexicana da Braskem a buscar alternativas para abastecer completamente o complexo petroquímico, erguido ao custo de bilhões de dólares.
- VEJA MAIS: Guia gratuito do BTG sobre a temporada de balanços – saiba os destaques das maiores empresas da bolsa no 1º tri de 2025
“A inauguração do terminal de importação da TQPM, com capacidade de 80 mil barris diários de etano, proporcionará à Braskem Idesa as condições necessárias para importação de toda a sua necessidade de matéria-prima, permitindo que a Braskem Idesa produza 1 milhão e 50 mil toneladas anuais de polietileno no México”, afirmou a Braskem em comunicado ao mercado, sem citar de onde o insumo chegará ao terminal.
Na época do anúncio, a companhia afirmou que a intenção era trazer o etano dos Estados Unidos, que iniciou este ano uma guerra comercial com o México.
O terminal, que conecta o complexo petroquímico de Veracruz por meio de um duto de 11 quilômetros, foi anunciado em 2022 com investimento estimado na época de US$ 400 milhões. O terminal foi erguido em parceria da Braskem Idesa com a holandesa Advario.