Empresas

Braskem (BRKM5): Por que há ‘risco iminente’ de colapso em mina de Maceió? Prefeitura decreta emergência; entenda

30 nov 2023, 15:25 - atualizado em 30 nov 2023, 15:25
Braskem
A Braskem também paralisou as atividades na área de resguardo (Imagem: Instagram/Braskem

Uma mina de sal-gema da Braskem (BRKM5), em Maceió, está em situação de emergência com “risco iminente de colapso“, de acordo com a Defesa Civil da cidade.

Segundo informações da Reuters, a área já foi desocupada e, em nota, o órgão afirmou que o quadro no local se agravou após tremores sísmicos se intensificarem.

“Estudos mostram que há risco iminente de colapso em uma das minas monitoradas. Por precaução e cuidado com as pessoas, reforçamos, mais uma vez, a recomendação de que embarcações e a população evitem transitar na região até nova atualização do órgão”.

A petroquímica declarou que por conta do “registro de microssismos e movimentações de solo atípicas pelo sistema de monitoramento”, também paralisou as atividades na área de resguardo — zona de segurança, ao redor de poços que apresentam complicações.

  • S&P está próximo de bater as máximas do ano: O céu é o limite? Veja como aproveitar a alta no Giro do Mercado desta quinta-feira (30), é só clicar aqui e assistir:

Braskem: Emergência por 180 dias

No X, ex-Twitter, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, comunicou que o estado de emergência em Maceió irá ter duração de 180 dias.

Na véspera, Caldas criou um gabinete para acompanhar a situação na mina 18 da Braskem, conforme informou a prefeitura em comunicado.

O gabinete já enviou ofício informando a situação a órgãos de controle e segurança, incluindo os ministérios públicos estadual e federal, a defensoria pública alagoana, a polícia militar e o corpo de bombeiros do Estado.

*Com Reuters

Estagiária
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.