Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Braskem e Pemex assinam aditivo ao contrato de fornecimento de etano

Diana Cheng
28/09/2021 - 9:33
Braskem
A Braskem Idesa, com o apoio do governo do México, vai desenvolver o projeto de construção de um terminal de importação de etano (Imagem: LinkedIn/Braskem)

A Braskem (BRKM3;BRKM5;BRKM6) comunicou nesta terça-feira (28) que a Braskem Idesa assinou um aditivo ao contrato de fornecimento de etano com a Pemex, empresa estatal do México, com quitação de pendências contratuais anteriormente existentes.

A companhia também fechou um convênio com entidades governamentais do México, entre eles a Pemex, para desenvolver o projeto de construção de um terminal de importação de etano, com capacidade para atender a totalidade da necessidade de matéria-prima da Braskem Idesa.

O aditivo altera o volume mínimo que a Pemex vai fornecer para a Braskem Idesa para 30 mil barris de etano por dia até (i) a entrada em operação do terminal de importação de etano, prevista para o segundo semestre de 2024 ou (ii) fevereiro de 2025 (com possibilidade de extensões), o que ocorrer primeiro.

O aditivo também estabelece direito de preferência para a Braskem Idesa adquirir todo o etano que a Pemex tiver disponível e que não tenha consumido no seu próprio processo produtivo até 2045.

“Vale ressaltar que o projeto do terminal tem por objetivo complementar o abastecimento de etano no México e viabilizar a operação da BI a plena capacidade, com o acesso a novas fontes de matérias primas”, destacou a Braskem.

O novo acordo chega após uma saga de desentendimentos entre a Braskem e o governo mexicano. No fim de 2020, a Braskem Idesa anunciou que estava paralisando as atividades no Complexo Petroquímico do México depois de ser notificada pelo Centro Nacional de Control del Gas Natural (Cenagas) sobre a interrupção do transporte de gás natural.

Na ocasião, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que não renovaria o contrato de fornecimento de gás natural para a Braskem Idesa. Em março deste ano, a Braskem assinou um acordo com o governo do México para retomar o fornecimento de gás.

Última atualização por Diana Cheng - 28/09/2021 - 9:33

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web