Brava (BRAV3): Analistas veem números fracos em novembro; hora de comprar ou vender?
A produção da Brava Energia (BRAV3) recuou 18% em novembro na base mensal, para cerca de 70 mil boepd, e os dados foram classificados como fracos por analistas do mercado financeiro, que atribuem o resultado às paradas programadas e a ajustes técnicos realizados no período.
No entanto, no longo prazo os analistas seguem otimistas com BRAV3, que opera em leve alta nesta sexta-feira, cotada a R$ 13,77, avanço de 0,29%. O Safra tem recomendação Outperform, preço-alvo de R$ 27 e vê potencial de valorização de 99%. Já o Itaú BBA, com a mesma recomendação, trabalha com potencial de 103% até o fim de 2026.
O Safra ressaltou que três ativos sofreram reduções relevantes no mês. Em Atlanta, a produção caiu 30% devido a ajustes no sistema do FPSO — intervenções que já foram concluídas — e a média dos últimos sete dias subiu para 27,2 mil boepd.
Em Papa Terra, a retração foi de 41% após uma parada programada de 10 dias, enquanto Parque das Conchas também registrou queda de 41% por conta de manutenções realizadas na segunda metade do mês, com retomada prevista para a primeira quinzena de dezembro.
O banco também chamou atenção para o Polo Potiguar: embora a produção total tenha crescido 3%, a produção de gás encolheu 23% devido à paralisação de instalações determinada pela reguladora.
No lado positivo, Manati apresentou avanço de 33% na produção consolidada do mês.
Brava já avalia sinalizado
O Itaú BBA reforça que a Brava já havia sinalizado, em setembro, que o trimestre seria marcado por manutenções relevantes. Ainda assim, o banco avalia que a magnitude do impacto negativo poderia influenciar o humor do mercado no curto prazo.
Para os analistas do banco, os dados de novembro refletem exclusivamente essas intervenções, enquanto os números mais recentes mostram recuperação.
Atlanta operou na última semana com média de 34 kboed (100% WI) e Papa-Terra, com 18 kboed (100% WI). No Polo Potiguar, a Brava vem retomando gradualmente as operações suspensas conforme liberação da ANP.