Internacional

Brexit afeta fluxo de britânicos e consumo de cerveja na Espanha

26 ago 2019, 16:22 - atualizado em 26 ago 2019, 16:22
Cerveja
“A queda da libra afeta o poder de compra deles na Espanha”, disse Jacobo Olalla, presidente da associação Cerveceros de España. Em sua opinião, é algo que pode piorar se houver um Brexit sem acordo (Imagem: David Ramos/Bloomberg)

A cerveja já não desce redonda nos pontos turísticos mais badalados da Espanha, e o Brexit é parte do problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A desvalorização da libra esterlina fez com que os turistas do Reino Unido se tornassem ainda mais sensíveis aos preços na temporada de férias de verão no hemisfério norte, levando alguns a escolherem destinos de praia mais baratos na Turquia, Egito e Tunísia. Um menor número de visitantes britânicos significa menos cervejas geladas sendo tomadas. Turistas do Reino Unido e de outros lugares tomam cerca de 25% da cerveja consumida anualmente na Espanha.

“A queda da libra afeta o poder de compra deles na Espanha”, disse Jacobo Olalla, presidente da associação Cerveceros de España. Em sua opinião, é algo que pode piorar se houver um Brexit sem acordo.

Turistas britânicos têm um enorme impacto na Espanha. É o principal destino dos britânicos, e cerca de 18,5 milhões visitaram o país em 2018. Portanto, o fluxo desses turistas é importante não apenas para os setores de cerveja e alimentos, mas para todo o segmento de turismo, que responde por quase 12% da economia da Espanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A libra se desvalorizou cerca de 16% em relação ao euro desde a votação do Brexit em 2016, e atingiu o nível mais baixo em quase uma década este mês. Em junho, o número de turistas britânicos na Espanha havia caído 5,3% em relação ao ano anterior, para 2,1 milhões de visitantes, o início mais fraco da temporada de verão em quatro anos.

No geral, o número de visitantes internacionais para a Espanha ainda está aumentando, mas o ritmo diminuiu em relação às taxas de dois dígitos de 2016 e 2017. Da mesma forma, o crescimento no consumo de cerveja também perde força.

Olalla diz que gerentes de hotéis e bares alertam sobre uma desaceleração, e a cervejaria espanhola Mahou-San Miguel tem notado vendas mais fracas, particularmente nas Ilhas Canárias e Baleares.

Não é tudo culpa do Reino Unido e da combalida libra. O colapso da companhia aérea alemã de baixo custo Germania resultou em menos voos disponíveis para as Ilhas Canárias, segundo Carlos Cendra, da empresa espanhola de análise de viagens Mabrian Technologies.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Espanha também enfrenta concorrência mais barata no Mediterrâneo.

Turistas britânicos que viajam para o exterior a cada verão normalmente buscam resorts que possam reservar por meio de um operador turístico. Muitos são indiferentes à localização, dizem executivos do setor. Os fatores decisivos são preço e segurança.

O custo médio de um quarto em um hotel três estrelas reservado na Costa del Sol da Espanha é de 87 euros por noite, mais que o dobro do preço em Antalya, na Turquia, segundo dados da Mabrian.

Com a libra mais fraca, turistas britânicos agora pensam duas vezes antes de gastar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br