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BRF tem queda de 50% no lucro, para R$ 218,7 milhões

09 nov 2020, 21:06 - atualizado em 09 nov 2020, 21:19
BRF
A empresa, maior exportadora mundial de frango, obteve mais da metade de suas vendas do Brasil, onde a receita líquida cresceu quase 21% (Imagem: YouTube/BRF Global)

A BRF (BRFS3) reportou um lucro líquido de R$ 218,7 milhões no terceiro trimestre de 2020, uma queda de 50% em relação ao mesmo período do ano passado, mostra documento enviado ao mercado nesta segunda-feira (9).

Analistas previam lucro líquido de 203,15 milhões de reais em média, segundo dados do Refinitiv.

Segundo a empresa, é importante destacar a evolução do desempenho operacional das margens, parcialmente compensados pelos gastos associados ao combate dos efeitos da Covid-19, de R$145 milhões e maiores despesas financeiras líquidas.

“Excluindo-se os impactos de Covid-19 no resultado do trimestre, o lucro líquido teria sido de R$ 327 milhões”, informou.

Já a receita líquida da dona das marcas Sadia e Perdigão foi de R$ 9,9 bilhões, elevação de 17,5%, reflexo da melhora do desempenho comercial no Brasil, que apresentou crescimento total de volume de 3,3%, além do aumento do preço médio dos produtos vendidos.

A empresa, maior exportadora mundial de frango, obteve mais da metade de suas vendas do Brasil, onde a receita líquida cresceu quase 21%.

Internacionalmente, a receita líquida cresceu 13,5%, mas ajustes na produção em meio à pandemia da Covid-19 continuaram impactando as operações. Como resultado, o lucro bruto e as margens foram pressionados, disse a BRF.

Os custos mais altos de grãos e outras despesas denominadas em dólares também afetaram a lucratividade de suas exportações, acrescentou a empresa.

A BRF também disse que conseguiu aumentar em 0,7% os volumes de alimentos industrializados e carnes vendidos no trimestre, para 1,1 milhão de toneladas.

O Ebitda ajustado, que mede o resultado operacional, ficou em R$ 1,3 bilhão, alta de 15,3%. Por outro lado, a margem Ebitda teve redução de 5,8 pontos percentuais.

A participação de mercado da gigante de proteínas no mercado nacional caiu 0,5 ponto percentual, atingindo o patamar de 42,7%.

“Com o aumento dos investimentos, as restrições têm sido mitigadas e estamos retomando os patamares de produção”, informou a empresa.

O volume da exportações encolheu 10,9%, puxado pela queda do mercado de frangos Halal, que são exportados para países mulçumanos.

Com Reuters

 Veja o documento:

 

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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