Comprar ou vender?

BTG Pactual: Dimed e Raia Drogasil mostram resistência em meio à crise

08 abr 2020, 13:10 - atualizado em 08 abr 2020, 13:10
Estréia com pé direito: Panvel é elogiada pelo BTG, em seu primeiro relatório de cobertura (Imagem: Reprodução/Panvel Farmácias)

O BTG Pactual (BPAC11) atualizou seu cenário para o setor farmacêutico, com destaque para duas empresas. A Raia Drogasil (RADL3) teve seu preço-alvo elevado de R$ 90 para R$ 121, e manteve sua recomendação de compra.

O valor representa uma alta potencial de 20% sobre os R$ 100,85 com que fechou nesta terça-feira (7).

O banco também iniciou a cobertura da Dimed (PNVL3), dona da rede Panvel e da distribuidora de medicamentos Dimed. O preço-alvo foi estabelecido em R$ 34, com recomendação de compra. Com isso, o BTG enxerga uma valorização de 35% sobre o fechamento desta terça (R$ 25,14).

Luiz Guanais e Gabriel Savi, que assinam o relatório, explicam que a Raia Drogasil é favorecida por sua escala e capacidade de execução “sem paralelos” no mercado farmacêutico, bem como pela sua expansão para novas regiões, como o Nordeste.

A dupla  destaca ainda a forte fidelidade de sua clientela, com cerca de 4 milhões de consumidores habituais, que lhe garantem 60% das vendas.

Virada

Os analistas observam que a companhia enfrentou problemas em 2018, quando os consumidores priorizaram o preço, em vez da marca, elevando a compra de medicamentos genéricos.

Raia Drogasil RADL3
“Vencedora”: a Raia Drogasil tem futuro “brilhante”, segundo BTG (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Mas, desde meados de 2019, o BTG acredita que a Raia Drogasil vive “perspectivas brilhantes” e passa por “um ponto de virada”. Por tudo isso, o banco afirma que a empresa é “a vencedora no longo prazo”.

Já a Dimed é vista como uma força regional. Com 444 lojas da Panvel, é a líder do setor farmacêutico no Sul. Além disso, os analistas observam que a elevada densidade de lojas cria uma natural barreira de entrada aos concorrentes no Rio Grande do Sul.

O BTG acrescenta que a Dimed possui uma boa presença no varejo online, de onde provêm 10% de suas vendas. Sua rede também é integrada ao e-commerce, com 23% das vendas via internet retiradas, pelos clientes, em farmácias Panvel.

Outros trunfos são a integração entre as operações de distribuição e venda de medicamentos, e a boa atuação no segmento de produtos de marca própria (mais de 500 produtos, distribuídos entre 18 marcas da Dimed).

Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.