Buena Vista Capital lança ETF de ouro na B3 com dividendos mensais

O mercado ganhou um novo ETF de ouro. A Buena Vista Capital anunciou, nesta terça-feira (26), o lançamento do AURO11 na B3.
Segundo a gestora, com aplicação mínima de R$ 100, os investidores podem acessar a valorização do ouro e receber proventos mensais por meio de uma estratégia de opções (covered call), replicando o índice de referência NEOSBRGI.
O AURO11 combina exposição ao ouro físico com uma estratégia de venda de opções que transforma a volatilidade do metal em fluxo mensal, buscando um dividend yield entre 1% e 1,2% ao mês.
Com taxa de administração total de 0,98% ao ano e isenção de come-cotas, a tributação final é de 15% sobre o ganho de capital na venda das cotas, via DARF. As cotas do AURO11 serão negociadas diariamente na B3, com transparência de preços e acesso por meio de bancos e corretoras.
- LEIA TAMBÉM: Quer saber onde investir com mais segurança? Confira as recomendações exclusivas do BTG Pactual liberadas como cortesia do Money Times
Ouro em alta
Historicamente, o ouro é reconhecido pelos investidores como ativo de proteção em momentos de crise, reagindo bem a choques como inflação, estresse geopolítico e risco cambial.
No ano, o ouro já acumula alta de 28,19%, ante 12% do Ibovespa e 8% do S&P 500.
Renato Nobile, gestor e analista da Buena Vista Capital, destaca que, em crises como a de 2008, durante a pandemia de 2020 ou em períodos recentes de inflação elevada e tensão entre grandes potências, o metal se valorizou, mantendo seu papel como ativo de proteção, ajudando a equilibrar carteiras e preservar o poder de compra.
“Com o cenário geopolítico atual, o ouro cresceu na demanda dos investidores que buscam proteção para seus investimentos”, afirma Nobile.