Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Busca por fundos de investimento cresce mais de 130% em um ano

28/12/2018 - 19:15
(Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Segundo um levantamento realizado pelo Yubb, a classe de investimento mais buscada no ano foi o fundo, que cresceu 134% frente a 2017. As buscas por fundos de ações e cambiais é outro destaque, o que preocupa o mercado devido à alta volatilidade e ao potencial de perda sobre eles.

“É possível que muitas pessoas acabem investindo em ativos inadequados para os seus objetivos”, diz Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb e especialista em investimentos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Pascowitch ressalta o curioso quadro de investimentos buscados em 2018 e afirma que o interesse do brasileiro por produtos que garantem maior potencial de rentabilidade vem crescendo consideravelmente. “Mesmo após a greve dos caminhoneiros em maio, com a desvalorização de grande parte dos fundos de investimento, o brasileiro continuou buscando fundos multimercados e fundos de ações”, aponta.

Os fundos cambiais cresceram 350% em relação ao ano passado. Uma possível explicação para o fundador do Yubb é a alta do dólar em 2018 por conta das incertezas do período eleitoral.

“Recebemos centenas de dúvidas, mensagens e questionamentos por parte de investidores sobre investimentos em moeda estrangeira, principalmente o dólar”, revela Pascowitch. “O comportamento de ‘manada’ que observamos em razão da alta do dólar é preocupante, já que é preciso evitar investir em ativos inadequados para os objetivos. O comportamento que vimos em 2017 com bitcoins parece se repetir em 2018, agora com os fundos cambiais”.

A pesquisa, realizada entre os dias 1 de janeiro e 20 de dezembro de 2018, levou em consideração os 15 tipos de investimento mais buscados no ano e o intervalo de valores entre R$ 1,00 e R$ 50.000,00.

Última atualização por Gustavo Kahil - 28/12/2018 - 19:15